Medalha do Mérito para o desembargador Nildo Nery
Nildo Nery dos Santos nasceu em 19 de novembro de 1934, na cidade de Goiana, Pernambuco. Sua atividade judicante começou em 1958, quando terminou o curso de Direito na Faculdade de Direito do Recife pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aos 24 anos. Nos anos de 2000 e 2001, foi presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Realizou o sistema de mutirões para agilizar a resolução de processos, criou o primeiro Centro de Justiça Terapêutica, ajudando réus com problemas mentais, e idealizou o Programa Criança Cidadã, que viria a se transformar na Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC).
Atualmente, o desembargador preside a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), organização gestora da Orquestra Criança Cidadã. Essa Orquestra atende gratuitamente a 360 jovens (230 no Coque, 100 em Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 04 e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. Em funcionamento desde 2006, no Coque, a Orquestra Criança Cidadã tem feito um resgate social de crianças e jovens, por meio da música.
Por motivos de saúde, o desembargador Nildo Nery não pôde comparecer e o juiz João Targino recebeu a Comenda por ser o idealizador da Orquestra Criança Cidadã que tem feito um resgate social de crianças e jovens, por meio da música, desde o ano de 2006. “O juiz pernambucano decidiu criar um projeto social voltado para a arte musical que pudesse atrair a atenção desses meninos e meninas e tirá-los da situação de vulnerabilidade. João Targino, então conselheiro da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), se uniu ao desembargador Nildo Nery, que desejava desenvolver um trabalho voltado essencialmente para a profissionalização de crianças e adolescentes por meio da arte musical”, disse Aline Mariano.
O primeiro diretor musical do projeto, maestro Cussy de Almeida (em memória), em conjunto com a organização não governamental ABCC, tem a frente o desembargador Nildo Nery. “Um homem reconhecido como uma das personalidades jurídicas do estado que mais fizeram e continua fazendo pela inclusão social. Os alunos passam um período de cinco horas no projeto, durante o contraturno escolar, e têm idades entre sete e vinte e um anos e muitos já foram beneficiados”, disse a vereadora.
A vereadora Aline Mariano confessou estar emocionada e que a solenidade representa um momento muito especial. “Porque sairá das minhas mãos a maior homenagem desta Casa, que é a Comenda José Mariano, aprovada por unanimidade por este Poder. Estão presentes nesta reunião solene pessoas responsáveis por uma verdadeira transformação social em nossa cidade e merecem todo o nosso respeito e esta justa homenagem”.
A parlamentar ressaltou que a seriedade da Orquestra Criança Cidadã é comprovada nos inúmeros reconhecimentos nacional e internacional. “Desde a sua criação, a Orquestra já recebeu mais de vinte comendas. Em 2010, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social e, em 2015, passou a integrar o Programa de Escolas Associadas da Unesco, uma rede mundial que trabalha pela cultura da paz. Com esse título, o projeto tornou-se a primeira escola de música da América Latina a receber esse certificado internacional. O grupo encantou o Papa Francisco, durante apresentação no Vaticano em novembro de 2014, e atrai constantemente a atenção da mídia. No Recife, o projeto social atrai um grande público nos espetáculos realizados pelos "Meninos do Coque" e pelos "Meninos do Ipojuca".
Em suas palavras finais, a parlamentar enalteceu os trabalhos do desembargador Nildo Nery e do juiz José Targino. “Por essa grandiosidade, me sinto honrada em poder homenagear o desembargador Nildo Nery, presidente da ABCC; o juiz José Targino, idealizador e coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã; o maestro, os meninos e as meninas que compõem o grupo e fazem parte de um projeto tão rico e essencial. Parabéns a todos. Vocês são motivo de orgulho, de admiração e exemplo a ser seguido. A Câmara do Recife, hoje, está fazendo uma das mais justas homenagens ”. Depois do discurso da vereadora, a Orquestra Criança Cidadã recebeu uma placa. “Para externar o quanto esse projeto é significativo para todos nós e serve como referência mundial”, completou Aline Mariano.
O juiz João Targino disse que a placa significa muito para todos e que se sentia honrado ao representar o desembargador Nildo Nery. “Muito me toca estar aqui representando o desembargador e gostaria que ele estivesse neste plenário para ouvir os aplausos de todos. Nildo Nery é referência no cenário brasileiro e esta é uma das mais justas homenagens feitas pela vereadora Aline Mariano. Pernambuco deve muito a este magistrado que dedicou sua vida para fazer justiça. Tanto dos autos, como justiça social”.
João Targino lembrou do momento em que o desembargador o chamou para coordenar a Orquestra e agradeceu a iniciativa da Câmara. “Foi um tamanho desafio e eu disse que não tinha condições. Mesmo assim ele confiou. E à Câmara Municipal do Recife eu tenho uma gratidão por ter conferido esta homenagem à Orquestra Criança Cidadã. Passamos hoje uma fase de obscurantismo cultural, mas temos, hoje, este talento riquíssimo desses meninos e meninas. Talento dado por Deus e que só vem aumentando. Muito obrigado".
Em 15.06.17 às 11h51.