Solenidade marca o Dia Internacional da Luta contra o Uso e Tráfico de Drogas

Por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT), a Câmara Municipal realizou na manhã desta quinta, 25, uma reunião solene em homenagem ao Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. A data, que é lembrada em cada 26 de junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987 “como expressão de sua determinação em reforçar a ação e a cooperação para alcançar o objetivo de uma sociedade livre de drogas”, lembrou o parlamentar.

“Este dia também comemora também a prevenção ao uso de drogas para que se possa discutir e conversar com as pessoas sobre como elas deviam estar se portando, principalmente com as crianças. A prevenção deve chegar primeiro”, afirmou Eustáquio, destacando a realização do Pedalando contras as drogas, passeio ciclístico ocorrido no dia 14 deste mês, com a participação de duas mil percorrendo várias ruas e avenidas do Recife. Um vídeo com imagens do evento foi exibido.

 

A mesa da solenidade, presidida pelo vereador Jadeval de Lima (PTN), foi composta pela Secretária Executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, Mônica Vasconcelos; Diretora da Associação Oásis da Liberdade, Adriana Cristina; Secretário Executivo da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras drogas da Prefeitura do Recife, Fernando Dourado; e pela delegada do Departamento de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil de Pernambuco, Maria Antonieta Calado.

 

Para a diretora da Associação Oásis da Liberdade, Adriana Cristina, é importante saber que a luta é durante todos os dias do ano. A instituição, fundada há 21 anos, atende atualmente a 217 crianças com um trabalho de prevenção ao uso de drogas. “Acreditamos que essa mão estendida é para toda a vida, a nossa luta é permanente porque a causa não só da Oásis, é uma causa de vida, de sonhos”, concluiu. Em sua fala, a Secretária Executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, Mônica Vasconcelos, apresentou algumas ações realizadas pela Pasta, destacando que “elas são permanentes e algumas pontuais, tendo como objetivos o monitoramento e a redução de danos provocados pelas drogas”.

 

Meia tonelada de maconha já foi apreendida este ano em Pernambuco, revelou a delegada do Departamento de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil de Pernambuco, Maria Antonieta Calado. “Muitas dessas apreensões foram realizadas através de denúncias da população e, por este motivo, é muito importante essa parceria com a sociedade civil no combate às drogas”, reforçou a delegada.

 

A prevenção, o tratamento e a reinserção social são os três eixos principais de atuação da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras drogas da Prefeitura do Recife, representada na solenidade pelo Secretário Executivo, Fernando Dourado. Ele disse que, além de convênios com comunidades terapêuticas, a Secretaria iniciou um trabalho de capacitação com jovens de Brasília Teimosa para reinseri-los no mercado de trabalho. A reunião solene teve apresentação da orquestra Som da Liberdade, formada por crianças da Associação Oásis da Liberdade, regida pelo maestro Jaziel Souza, e de jovens que  estão em tratamento para recuperação da dependência química. No encerramento, o vereador Luiz Eustáquio entregou placas comemorativas a 17 empresas, instituições e atletas em agradecimento ao apoio deles ao evento “Pedalando contra as drogas”.

Em 25.06.2015, às 13h50