Solenidade na Câmara homenageia advogados
Jayme Asfora lembrou fatos marcantes de quando assumiu a presidência da OAB/PE (2007-2009), mas fez questão de dizer que o mais importante “é olhar para o futuro”. Salientou que “o Recife é o berço dos cursos jurídicos do Brasil e a entidade tem uma importância muito grande para a cidade”. Falou dos desafios que se apresentam para a instituição. Contestou o aumento dos impostos e criticou os salários, acima do teto, de juízes do Mato Grosso. Celebrou, então, as conquistas a exemplo da sanção do governo de Pernambuco da lei do piso dos advogados. “Lutamos desde 2009. Há uma pesquisa que mostra que a grande massa dos advogados são advogados jovens, mais humildes e de escritório”.
Em seguida, o vereador André Régis (PSDB) foi convidado a ocupar a tribuna e fazer suas considerações. Ele se afirmou honrado com a oportunidade. “Sou professor e sou advogado, mesmo sem estar no exercício diário. Tenho orgulho de pertencer a essa classe e ela tem de ser valorizada”. Lamentou o momento político por que passa o país e destacou a importância da instituição no cenário nacional. “Não sei se existe uma outra organização do mundo ligada a tantas responsabilidades.Em qualquer assunto a OAB pode entrar. A sua pertinência temática é universal. Nossa cultura cívica é irrisória, nosso capital social é muito pequeno, precisamos fomentá-los. E a OAB talvez seja a instituição de maior fomento das duas coisas”.
O presidente da OAB/PE, Ronnie Duarte, agradeceu a homenagem em nome da sua equipe e de toda a advocacia pernambucana. Para ele, “um dos grandes problemas da sociedade atual é a falta de espírito público e o egoísmo exacerbado”. Citou casos de brasileiros que estão deixando o país em busca de segurança e uma vida mais tranquila. “A nossa incapacidade de olhar o outro menos favorecido e transformar a realidade, finda em nos expulsar de nosso país”. Mas também salientou que tem muito a comemorar nestes 85 anos de OAB: a lei do piso, programas de diminuição de gastos, otimização de rotinas, adaptações tecnológicas. “Temos o maior polo jurídico do Norte-Nordeste. Pernambuco é o Estado que mais emprega no setor e a maior parte dos empregos, 72%, são gerados na Região Metropolitana do Recife”.
Encerrando a solenidade, a advogada Nair de Andrade, de 90 anos, foi convidada a discursar. Primeira mulher conselheira da OAB, ela agradeceu a Deus pela vida, ao vereador Jayme Asfora pelo reconhecimento e ressaltou a satisfação de presenciar os trabalhos da OAB/PE. “Cada passo de melhora da nossa Ordem, é a minha riqueza, a minha felicidade”. Ao finalizar seu pronunciamento, ela enalteceu o futuro da entidade. “Eu desejo que cada dia mais os advogados saibam honrar o seu órgão de classe e procurem ser úteis à sociedade”.
A mesa da solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB) e contou com a presença do procurador-geral do Estado, César Caúla, representando o governador de Pernambuco; com o procurador-geral adjunto do Recife, Sílvio Lins, representando o prefeito da cidade; com o vice-presidente da OAB-PE e conselheiro do Ministério Público de Pernambuco, Leonardo Acioli; com o conselheiro Federal da OAB, Pedro Henrique Reynaldo Alves; com o desembargador Ivan de Souza Valença Alves, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.
Em 17.08.2017, às 13h50