Solenidade marca aniversário do PT

Uma orquestra e passistas de frevo fizeram da sessão solene em homenagem aos 30 anos do Partido dos Trabalhadores, na Câmara Municipal do Recife, uma grande festa com direito a bolo de aniversário e chuva de papel picado. Os petistas que lotaram o plenário e as galerias da Casa de José Mariano cantaram “Parabéns pra você” e soltaram o grito de Partido, partido é dos trabalhadores. Os vereadores Jurandir Liberal (PT) e Luiz Eustáquio (PT), Estéfano Menudo (PHS), Inácio Neto (PTN) e Erivaldo da Silva (PTC) prestigiaram a solenidade presidida pelo vereador petista Múcio Magalhães, presidente da Câmara.

O vereador Osmar Ricardo (PT) foi o autor do requerimento para a realização da solenidade. Ele defendeu a unidade do partido fundado em fevereiro de 1980. “O PT está acima de qualquer pessoa, qualquer liderança”, afirmou o vereador.

O presidente estadual da legenda, Jorge Perez, ressaltou,  “o PT passou por muitas mudanças, mas nunca mudou de lado. Transformou o país combatendo as desigualdades, a exclusão, e ao completar 30 anos está criando uma tradição política para as novas gerações”.

Para o presidente do diretório municipal Oscar Barreto, a comemoração dos 30 anos deve ser um momento de reflexão. “O PT foi construído a partir da utopia da fraternidade e da solidariedade. Chegamos ao poder, mas não podemos esquecer que o partido surgiu para construir o socialismo no Brasil”, enfatizou Barreto.

O deputado estadual Isaltino Nascimento lembrou o clima político no momento da criação do PT: “Estávamos sob uma ditadura militar e uma minoria governava o país através da força. O grande legado do Partido dos Trabalhadores foi tornar possível que homens e mulheres de origem humilde vindos das favelas e dos morros pudessem ocupar espaço no poder político e o maior exemplo disso é o nosso presidente Lula”.

Também participaram da solenidade a secretária de Assistência Social da Prefeitura do Recife, Karla Menezes, e o secretário de Coordenação Política do Governo, Henrique Leite, representando o prefeito João da Costa.

O presidente da Câmara leu uma carta do vereador Josenildo Sinésio (PT) parabenizando o partido pelas “três décadas de luta e engajamento político”. Ele não pode participar da solenidade porque foi submetido a uma cirurgia.

Em 25.02.2010, às 13h28.