Superintendente do Sesi ganha cidadania recifense

A Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão do Recife ao superintendente regional do Serviço Social da Indústria, Sesi, Ernane de Aguiar Gomes, durante reunião solene na noite desta quarta-feira, 05. A iniciativa foi do vereador Gilberto Alves (PTN). “Trata-se fundamentalmente de um gesto de gratidão para com um cidadão do interior que, à imagem de tantos outros, escolheu fincar raízes no Recife e aqui construir uma cidade melhor”.

Ernane de Aguiar Gomes nasceu em Belo Jardim e mora há 47 anos no Recife. Trabalha no Sesi desde o ano de 1975. “Iniciou a carreira como assistente de divisão de contabilidade e em pouco tempo foi promovido a diretor da divisão de contabilidade e finanças. Ocupou o cargo de coordenador administrativo-financeiro e adjunto da superintendência e, desde 2002, é superintendente regional do Sesi”, acrescentou o vereador.

O homenageado começou a trabalhar ainda na infância, aos 12 anos e, aos 15, teve a carteira de trabalho assinada pela Companhia de Cimento Portland Poty, “Ele chegou ao Recife aos 19 anos, iniciando o curso de Administração de Empresas pela UFPE, concluído em 1970. Participou de diversos cursos de especialização em administração, planejamento, entre outras áreas, realizados no Brasil, Canadá e Estados Unidos”, destacou Gilberto Alves.

O parlamentar frisou ainda que “os ideais humanitários de Ernane se misturam com o objetivo da instituição que é promover o bem estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador brasileiro”.

O homenageado agradeceu a iniciativa compartilhando o momento com amigos, familiares e trabalhadores anônimos, num discurso mesclado por versos de músicas que falam do Recife e declarações de amor à cidade. “Passear no Recife é como mergulhar no túnel do tempo. É estar em um filme no qual você é o protagonista principal. Andar nas suas ruas e sabê-las citadas nos versos de Antonio Maria e Nelson Ferreira. Recife está perto de mim. Recife mandou me chamar”.

Ernane de Aguiar Gomes citou ainda ruas, lojas antigas e locais onde dividiu moradia com conterrâneos na juventude, falou da sua paixão por música, pelo carnaval e pelo frevo. Discorreu sobre a sua trajetória pessoal, lembrando de fatos históricos como a ditadura militar. Destacou que o país precisa ter um olhar especial para a juventude, investir mais em educação e na valorização do professor.

“Meu sonho é elevar o Sesi à condição de  figurar entre as 100 melhores empresas para se trabalhar. Agradeço a honra do título e espero continuar fazendo jus a todo esforço de meu pai, Enéas Gomes da Silva, que completou 103 anos de idade. A ele e a todos migrantes tão bem acolhidos nesta terra”. Finalizou cantando versos da música Disparada de Geraldo Vandré.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (PSD). Formaram a mesa o Secretário estadual de Trabalho e Emprego, Antonio Carlos Maranhão Aguiar, o primeiro vice presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, e o ex-presidente da Fiepe, Antonio Carlos Brito Maciel.

 

Em 05.09.2012, às 20h57.