TAP recebe Medalha José Mariano
Marcos Menezes agradeceu a possibilidade de fazer a homenagem a todos os que fazem o Teatro Amador. “Fico honrado e glorificado por fazer desta solenidade, tão importante para o Recife e para Pernambuco. Parabéns a todos os atores e atrizes por serem tão lutadores. Agradeço a vocês em nome do povo do Recife por tantos anos de trabalho por nossa cultura”.
Reinaldo de Oliveira lembrou que o TAP é uma família em todos os sentidos e como as famílias persistem ao longo do tempo, tanto assim que vão completar 71 anos de atividades ininterruptas. “Esta família começou em 1941 com a peça Knock, ou o Triunfo da Medicina, de Jules Remains. Foi escolhida porque o grupo começou suas atividades com médicos e depois Primerose, com Geninha Rosa Borges, e daí em diante não parou mais”.
Reinaldo de Oliveira frisou que desde seu início já passaram “por aquele palco sagrado” mais de mil atores, muitos dos quais já falecidos. Ele disse que para o grupo este era um momento de reconhecimento e nós reconhecemos isso com 71 anos de trabalhos espalhando o nome da cultura pernambucana pelos quatro cantos deste imenso país. “Trabalhos peças para mais de 120 entidades beneficentes com mais de 120 peças de autores nacionais e internacionais, incluindo Luiz Marinho, que deu a peça Um Sábado em 30, sucesso até hoje. Quando uma Câmara Legislativa chega a fazer uma homenagem dessas devemos espalhá-la para todos os componentes. Esperamos comemorar 100 anos juntos”.
Em 29.11.2012, às 17h40.