Tereza Ramos deve dar nome a unidade de saúde na Guabiraba
Em seu discurso, o parlamentar relatou a história de vida da homenageada, conhecida por sua atuação como agente comunitária de saúde e pela defesa da emenda constitucional nº 51/2006, que regulamenta as atividades da profissão. “Tereza Ramos é um dos maiores símbolos da luta dos agentes de saúde do Brasil. Nasceu na comunidade da Guabiraba, onde fundou o conselho de moradores. Faleceu no dia 31 de março de 2017, no Recife, após lutar contra um câncer.”
Hélio Guabiraba também falou sobre a trajetória de Tereza Ramos como representante dos agentes comunitárias. “Ela começou como agente de saúde nos anos 1970 e, nos anos 1980, fez parte da primeira turma do curso de agente de saúde do Recife. Militante política atuante, Tereza foi a primeira presidente da Associação dos Agentes de Saúde Comunitários do Recife. Também foi presidente da Federação Estadual dos Agentes e da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde por três mandatos.”
O vereador Almir Fernando (PCdoB) congratulou o colega pela iniciativa em um aparte. “Quero parabenizá-lo pela iniciativa de fazer esse projeto de lei. É uma justa homenagem a uma pessoa que sempre trabalhou e se dedicou a essa comunidade. É uma pessoa que foi batalhadora, que lutou por uma pessoa pelo que as pessoas brigam muito, que é a saúde. Pode contar com o meu voto.”
Em 02.10.2017, às 17h03