Termo de cooperação é firmado entre a Câmara e a cidade de Guangzhou

A Câmara Municipal do Recife assinou o Memorando de Intensificação de Intercâmbio e Cooperação com o Comitê Permanente da Assembleia Popular do município de Guangzhou, na República Popular da China. A iniciativa fez parte da assinatura do novo acordo de Intercâmbio e Cooperação Amigável entre as cidades do Recife e Guangzhou, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 07, no gabinete do Prefeito Geraldo Julio, contando com a presença do vice-prefeito, Luciano Siqueira, secretários de governo e a comitiva governamental da cidade chinesa. O presidente, vereador Eduardo Marques (PSB), representou o poder legislativo.

O parlamentar explicou que o Memorando assinado pela Casa de José Mariano visa aprofundar  entendimento e amizade entre as cidades-irmãs, além  de  incentivar intercâmbios e cooperações na áreas de economia, comércio, turismo, educação, esporte entre outras. “Sinto-me muito feliz em representar a Câmara e assinar este documento. Tenho certeza de que todos os vereadores e vereadoras do Recife estão prontos para fazer este acordo ser cumprido”.

Cidades irmãs – O prefeito Geraldo Julio falou da importância da renovação do termo de Intercâmbio e Cooperação Amigável entre as cidades do Recife e Guangzhou,  destacando o valor das relações internacionais para a capital pernambucana. “Temos aqui serviços de tecnologia e informação que torna a cidade um centro de decisão para diversas empresas da região Nordeste”, disse, salientando os polos médico, educacional e de tecnologia. “Para que o Recife continue sendo um centro de decisões, temos de estar interligados com outros países do mundo e Guangzhou é uma das cidades mais desenvolvidas da China”.

O vice-prefeito, Luciano Siqueira, já esteve na cidade chinesa por duas vezes e salientou que, embora os dois países tenham povos e sistemas sociais e políticos diferentes, há um ponto que as une: a cooperação. “Faz parte da tradição do Recife cooperar e  trocar experiências com outros países”, disse, lembrando que a nossa capital nasceu no porto, exportando e importando  produtos para o mundo.

O presidente do Congresso municipal de Guangzhou, Chen Jianhua, salientou que há muito aguardava visitar o Recife, para conhecer suas  belezas naturais e seu patrimônio arquitetônico. “Guangzhou é uma das cidades mais antigas portuárias, tem 2.230 anos, com histórico de  bons relacionamentos internacionais”.  Segundo ele, os números da cidade chinesa são grandiosos:  possui 16 milhões de habitantes,  tem o quinto maior porto do mundo,  81 universidades, mais de um milhão de universitários e o maior IDH da China.

Em 07.08.2017, às 19h50