Parlamento Jovem toma posse na Câmara do Recife

Em sua sétima edição, tomou posse o Parlamento Jovem composto por 39 jovens parlamentares, resultado de eleição entre os 200 inscritos para esta edição. O autor do requerimento e presidente da reunião solene de posse, vereador Wanderson Florêncio (PSC), saudou a todos homenageando o presidente de Honra Moisés Alexandre, morto este ano após cirurgia cardíaca. Defendia o hip hop e a cultura de rua como linguagem simples e forte na mobilização dos jovens. A família dele recebeu uma placa.

Wanderson Florêncio não se furtou em lembrar a crise política que assola o país nesse momento, lembrando que os políticos que deveriam dar exemplos estão envolvidos com o submundo da política. No entanto, exortou a todos, especialmente aos jovens, a irem para as ruas pedir mudanças. “Temos que nos refundar e a participação da juventude é fundamental. Cada um de vocês receberá hoje um diploma, não o coloquem na sala, façam uso dele participando ativamente da política da cidade”.

João Suassuna, secretário Executivo da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, disse que o país vive momento danoso e difícil, onde a população nivela todos os políticos. No entanto, argumentou que a atividade pública é imprescindível à vida social e política. “Temos de acreditar e não perder a esperança”. Camila Barros, secretária Executiva da Secretaria Municipal de Juventude, disse aos jovens parlamentares que cada projeto de lei que eles apresentam podem servir de norte para a criação de políticas públicas da Secretaria.

A vereadora Ana Lúcia (PRB)  saudou os parlamentares jovens e em particular os do partido dela que elegeram 50% de mulheres e 50% de homens, promovendo a igualdade de gêneros, um sonho do Partido dela. “Saúdo os pais que promoveram a educação desses jovens exortando a todos a nunca pararem de estudar. O verbo esperança é o que mais nos contagia. Esperança no sentido de não desistir”. O deputado Sílvio Costa Filho ressaltou o papel social do Parlamento Jovem que deve ter pauta permanente na construção de uma agenda social e econômica.

O presidente atual do Parlamento Jovem, Luiz Vítor Ferreira, disse que passava o bastão para o sucessor avisando que o trabalho é árduo e as dificuldades são muitas. Lembrou que esta edição teve recorde de inscrições, chegando a 200. Disse ainda que visitaram escolas, Cmeis, e instituições, mas não conseguiram alterar o Regimento Interno da Casa, tarefa que ele espera seja feita nesta gestão.

Danylo Roberto assumiu a presidência da mesa diretora na qualidade de novo presidente do Parlamento Jovem e deu posse à nova Comissão Executiva composta por  William Jorge, vice-presidente; Vitória do Monte, primeira secretária; Raphael de Castro, segundo secretário; Selton Lucas, primeiro suplente; Anderson Leite, segundo suplente e Arcelon Neto, terceiro suplente.

As principais propostas do Parlamento Jovem para esta legislatura, contidas em uma Carta, são formação continuada, estimulação de debates públicos, visitas institucionais ao Executivo, Legislativo e Judiciário, sala de apoio para o Parlamento, atualização do Regimento Interno da Casa através de minuta, estipular 40% de um salário mínimo para gastos dos parlamentares jovens e realização de sessões ordinárias no plenário da Casa de José Mariano e no plenarinho. Cada jovem parlamentar  teve três minutos para discursar.

 

Em 19/05/2017 às 13h10.