Transporte coletivo é debatido pela Comissão de Mobilidade
Participaram da audiência pública o coordenador de Planejamento e Transporte do Metrorec, Maurício Meirelles Martins e a coordenadora de Planejamento do Consórcio Grande Recife, Maria Ivana Vanderlei. Ele disse que, recentemente, o metrô atingiu um número recorde de passageiros, 300 mil por dia. Para ampliar os serviços, a empresa está com recursos garantidos para aquisição de novos trens, que começarão a chegar a partir do próximo ano. “Também serão criadas e recuperadas linhas e estações. O metrô é excelente meio de transporte, pois não polui e reduz o número de acidentes de trânsito no Recife’, afirmou. Apesar de o metrô ser um transporte público ideal, Maurício Meirelles Martins disse, porém, que uma ampliação do metrô para outros bairros do centro e das regiões Sul e Norte do Recife dependem de planejamento da Secretaria das Cidades.
A coordenadora de Planejamento do Consórcio Grande Recife, Maria Ivana Vanderlei falou sobre o sistema de transporte público da Região Metropolitana, explicou como ele foi planejado, dividido, os investimentos feitos em novas tecnologias e os projetos dos corredores de ônibus. “A nossa ideia é melhorar cada vez mais o transporte público para que o cidadão possa deixar o carro em casa e optar por andar de ônibus, com mais conforto e segurança”, comentou. Os projetos, que segundo ela estão em constante implantação, preveem os corredores Leste-Oeste (centro do Recife a Camaragibe) e Norte-Sul (Igarassu-bairro Joana Bezerra, Recife), com a tecnologia TRO (Transporte Rápido por ônibus). “O processo de licitação está sendo fechado até junho. Na sequência, teremos um tempo de três meses para analisarmos as propostas das empresas que farão as obras, cuja previsão de início é o começo do próximo ano”, afirmou.
Para participar da frota do Sistema Estrutural Integrado (SEI) os ônibus terão que atender a uma série de requisitos e estarão em constante avaliação, sob o risco de os empresários perderem a concessão de prestação de serviço nos corredores. Os requisitos, que serão avaliados inclusive pelos usuários, incluirão ar-condicionado nos carros, investimentos em tecnologia, cumprimento de horário, eficiência e eficácia. Durante a audiência pública, o Sindicato de Transporte Escolar de Pernambuco distribuiu um documento com considerações sobre a atividade e as necessidades do setor, inclusive o reconhecimento oficial do serviço, na legislação. “Lembramos da importância do nosso trabalho para a redução do fluxo de veículos nos horários de pico, desafogando o trânsito diariamente, evitando que, em média, 180 mil carros se desloquem até as escolas nos horários de ida e volta das aulas, ajudando a desafogar o trânsito do Recife”, afirma o documento.
O presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, que elaborou a minuta do projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal do Recife, com o Plano de Mobilidade para a cidade, disse que ouvia as opiniões dos técnicos como um reforço ao que já foi apresentado. “É interessante a realização dessas audiências públicas, pois elas permitem avaliações e contribuições para o plano. É preciso ouvir e incorporar as soluções apresentadas, mas que não estavam na pauta inicial do plenejado”, disse.
Em 27.04.2012, às 11h30.