Transporte gratuito para pacientes em tratamento

O projeto de lei 09/2015, de autoria do vereador Marcos di Bria (PTdoB), que torna obrigatório o serviço gratuito de transporte para pacientes em tratamento de Hemodiálise, Quimioterapia, Radioterapia e Fisioterapia já conta com parecer de aprovação da Comissão de Legislação e Justiça. “Com essa iniciativa buscamos sanar um problema que aflige várias pessoas em nossa cidade que, quando diagnosticadas, são obrigadas a seguirem um tratamento imediato, necessitando de um transporte adaptável e urgente para o cuidado de uma doença crônica e delicada”, defendeu vereador.

Através do projeto de lei, o chamado transporte social ficaria disponível para todos os Distritos Sanitários, Unidades e Postos de Saúde do Recife, durante o horário de funcionamento das unidades, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Para dar mais comodidade, os veículos devem ser vans adaptadas e climatizadas ou ambulâncias, que farão o percurso de ida e volta da residência do paciente ao local de tratamento.

 

“Com esse projeto estamos atendendo às diversas reivindicações de pacientes e acompanhantes, que muitas vezes, não dispõem de condições financeiras para fazer o seu deslocamento, três vezes por semanas, às vezes até mais, dependendo do tipo de tratamento realizado sobre prescrição médica”. O projeto agora está aguardando pareceres das Comissões de Saúde, de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito, de Finanças e Orçamento e de Defesa dos Direitos Humanos.

 

Em 23.07.2015.