Três projetos em votação hoje à tarde

Três projetos de lei que prestam homenagens a personagens importantes da recente história política e educacional do Brasil e do Recife, ao denominar futuros logradouros da cidade, serão votados em primeira votação na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h. Os personagens são o ex vice-presidente José Alencar, o ex-prefeito Augusto Lucena e a diretora do Colégio Santa Maria, Maria das Dores Muniz de Melo, todos falecidos.

As matérias já tramitaram e receberam pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura e Esportes. O projeto número 43/2011, de autoria do vereador Sérgio Magalhães (PSD), denomina de José Alencar a ponte que se inicia na Paulo Guerra, no Pina, que dá acesso à Via Mangue. O de número 83/2011, da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS), determina que seja colocado o nome Educadora Maria das Dores Muniz de Melo no primeiro centro educacional e/ou escola municipal inaugurados no Recife. Já o projeto 86/2011, da vereadora Priscila Krause (DEM) estabelece que a praça localizada na Rua Astério Rufino Alves em Casa Forte será denominada Praça Prefeito Augusto Lucena.

De acordo com a vereadora Vera Lopes a Professora e educadora Maria das Dores Muniz de Melo, que faleceu aos 94 anos, dedicou toda uma existência à educação e formação de jovens e adolescentes. O Colégio Santa Maria foi fundado há mais de meio século. “Maria das Dores fundou o Instituto Santa Maria em 1956, na Rua dos Navegantes. Em 1962, através de uma portaria do Ministério da Educação, a escola foi transferida para a Rua Padre Bernardino Pessoa, em Boa Viagem, já qualificada como Colégio, onde funciona até os dias de hoje. Desde 2001, também funciona no local a Faculdade Santa Maria, que oferece os cursos de administração e sistemas de informação”, disse a vereadora.

A vereadora Priscila Krause justificou seu projeto dizendo que apresentou a matéria com o objetivo de homenagear o ex-prefeito do Recife Augusto da Silva Lucena, falecido em 22 de outubro de 1995, ocupante por duas vezes da chefia do Executivo municipal (1964-1968 e 1971-1975). “Foi um grande incentivador de obras públicas importantes para o cotidiano do Recife, como a abertura de vias públicas relevantes para a mobilidade urbana e a construção e manutenção de praças públicas necessárias à preservação de espaços públicos condizentes com uma qualidade de vida adequada às necessidades do cidadão”, afirmou.

 

 

Em 22.08.2011, às 12h10.