TV Câmara do Recife volta nesta segunda-feira

O programa TV Câmara do Recife volta a ser apresentado a partir desta segunda-feira, 15, através da TV Universitária, canal 11, com o objetivo de democratizar a informação e dar ainda mais transparência às atividades dos vereadores. O programa diário, mais ágil e moderno, terá meia hora de duração e será apresentado sempre das 6h50 às 7h20. Ele vai permitir ao cidadão recifense acompanhar em casa os debates políticos que são realizados no plenário, além de ficar conhecendo os projetos de lei que podem alterar a realidade da cidade.

Como um jornal público, o TV Câmara do Recife se propõe a difundir valores éticos, morais, sociais, artísticos e culturais. A democracia, a defesa do consumidor, a proteção do meio ambiente e o respeito aos direitos do cidadão formam o compromisso do veículo para oferecer uma boa programação à população. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), disse que o “objetivo do programa é promover maior transparência e visibilidade aos trabalhos do Legislativo Municipal por meio da divulgação das atividades parlamentares realizadas dentro e fora da instituição”.

O noticiário abordará sempre os temas: política, comunidade, serviços, cidadania e cultura. No item política, tratará dos assuntos colhidos em reuniões plenárias e solenes, audiências públicas, encontros das comissões especiais e permanentes da Casa; as matérias de interesse das comunidades vão incentivar a integração entre a população e o Poder Legislativo, levando o parlamentar a ouvir as necessidades dos moradores; no quesito dos serviços, divulgará as vagas de emprego, cursos e concursos públicos; na cidadania, exibirá projetos e atividades de interesse social promovidas por empresas públicas ou privadas; na cultura, divulgará projetos de lei ligados à área, fará a cobertura de espetáculos e exposições em cartaz na cidade, entrevistas com artistas locais e apresentação da agenda cultural.

O TV Câmara do Recife foi apresentado pela primeira vez em maio de 2002, também pela TV Universitária, pela manhã com reprise à tarde. Ao longo de sete anos, o programa consolidou uma audiência importante, ampliou o seu alcance e até dezembro de 2009, levou à população informação com enfoque político e social. Foi considerado o veículo mais utilizado pela população para se informar sobre as atividades do legislativo municipal. De acordo com pesquisa realizada pelo site da Câmara do Recife, em 2009, 30% das pessoas entrevistadas disseram que assistiam ao programa.

Em 12.08.2011, às 17h15.