Um dia de festas para a cidade molhada pelos rios

As homenagens começaram cedo, com bolo, discursos, poesias e música para os 476 anos do Recife. O presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. Mas foi na Casa de José Mariano que palavras doces reverelaram, mais uma vez, as diversas faces desta cidade molhada pelos rios e gente afetuosa. Antes dos discursos dos parlamentares, uma reportagem do TV Câmara, produzida pela equipe de Jornalismo da Casa, intercalou a poesia Recife, cidade lendária, de Capiba, com depoimentos de vereadores. Começavam então as homenagens traduzidas pela força das palavras.

O primeiro a manifestar sua admiração pela cidade, palco de revoluções, foi o vereador Almir Fernando (PCdoB). Ele lembrou o passado histórico iniciado em 1537, em um apequena colônia de pescadores. A cidade que era porto de Olinda, se transformou em capital do Estado. Isabella de Roldão (PDT) quebrou o protocolo das reuniões e convidou aos presentes a cantarem o hino do Recife. Leu um discurso recheado de elogios e palavras caloroas à cidade. Mas fez melhor. Conclamou aos pares a proporem e votarem projetos que tornem o hino da cidade mais conhecido, a exemplo do que foi feito com o hino de Perrnambuco, tocado e cantado em diversos ritmos. Aliás, o presidente da Casa já havia apresentado requerimento neste sentido.

A vereadora Priscila Krause (DEM) foi além da homenagem. Fez uma pesquisa com 1.700 internautas para levar como sugestão ao prefeito. Ela pediu que votassem nos monumetos que consideram mais emblemáticos e representativos do Recife e que estão esquecidos pelas gestões. Em primeiro lugar, com 62% dos votos, ficou o centenário Mercado de São José. Em segundo, o Teatro do Parque, com 19%, em terceiro a praça Maciel Pinheiro e por último o Pátio de  São Pedro, com3%. A vereadora, no entanto, disse que foi à administração saber o que vai ser feito com estes locais e ouviu as ações que serão feitas. E vai cobrar e fiscalizar.

Jadeval de Lima (PTN) chamou a cidade de Recife dos navios. Forma antiga de sua denominação, por estar plantada à beira do mar e do rio, é o terceiro polo gastronômico, com suas frutas variadas e doces que registram o período de ouro do açúcar. O presidente da Casa, Vicente André Gomes, declarou seu amor ao afirmar que  Recife é uma das cidades mais lindas do mundo. “Tenho muito orgulho de ter nascido na capital de Pernambuco. Se eu pudesse, daria de presente ao Recife, no dia do aniversário, uma vida mais tranquila e uma melhor qualidade para todos os recifenses”.   

 

Em 12.03.2013, às 18h26.