Um dia dedicado aos motoristas
A Câmara Municipal do Recife funciona com 26 motoristas, entre os quais oito trabalham para a Mesa Diretora e os demais para departamentos e assessorias. Mais do que ajudar na realização do trabalho legislativo, os profissionais transportam vidas. “É um serviço de muita responsabilidade, pois também conduzimos as pessoas e temos que zelar pela integridade delas”, afirmou o motorista Rafael Batista. “Dirigir é uma atividade que está ficando cada vez mais perigosa por causa da quantidade de buracos nas ruas do Recife”, disse Antônio Gomes de Melo, que dirige para a Câmara há cinco anos.
Entre os problemas enfrentados pela categoria, não estão apenas os buracos. “Não é fácil enfrentar o trânsito, que nos últimos anos está cada vez mais complicado. A cidade ficou muito cheia de carros e nem todos os motoristas são bons no volante. É preciso dirigir com muita atenção”, disse José Marinho Ribeiro Junior. “Apesar dessas dificuldades, temos o que comemorar. Hoje, recebemos um salário mais digno e temos algumas conquistas garantidas como tíquete restaurante e vale transporte”, observou José Marcos Sena da Silva, profissional que atende à Assessoria Especial de Imprensa.
O dia 25 de Julho é também dedicado a São Cristóvão, padroeiro de todos os motoristas. O nome Cristóvão é simbólico pois remete à história do homem que após viver no pecado, passou a morar na margem de um rio, carregando pessoas de um lado para o outro. Diz-se que certa vez ele carregava um menino e, como a criança ficava cada vez mais pesada, disse que parecia estar transportando o mundo nas costas. O menino, então, falou: "Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves". Cristovão significa "aquele que carrega Cristo".
Em 25.07.2011, às 11h35.