Um Título e uma Medalha em tarde de festa na Câmara
Ela disse ao ministro Sebastião Reis que o Recife nasceu e floresceu sob o signo da liberdade. Segundo ela, aqui o berço da justiça brasileira encontrou seus fundadores, na defesa de ideais caros a uma nação que sempre precisou se defrontar com as desigualdades. “Quarto país mais desigual da América Latina apontado por pesquisas esta semana, o Brasil precisou desde cedo, do pensamento libertário que teve em Pernambuco e no Recife focos de resistência e transformação. Aqui o país conheceu a chama da rebeldia que gerou os primeiros sentimentos de defesa e amor à terra pátria”. A parlamentar ressaltou as qualidade do homenageado que é mineiro de Belo Horizonte e ministro do Superior Tribunal de Justiça, tem um longo curriculum sintonizado com a realidade da justiça contemporânea e as demandas da sociedade brasileira.
O ministro Sebastião Reis disse ao agradecer o Título que era com grande prazer que a partir de hoje era cidadão de cidade onde reside uma das mais tradicionais e antigas faculdades de Direito do país produzindo grandes expoentes. “Minha ligação com o Recife não é nova. O conheci jovem e tive oportunidade de voltar várias vezes. Sou mineiro e tenho em comum com os recifenses aqueles sentimentos de independência e liberdade que marcaram e ainda marcam tanto Pernambuco e Minas gerais. Tenho aqui grandes amigos solidificando minha relação com esta cidade e agora mais ainda”.
A Medalha José Mariano outorgada por Marcos Menezes foi entregue por Priscila Krause, que leu o discurso do colega. O vereador evocou a tradição libertária de José Mariano que lutou pela libertação dos escravos. “A Casa José Mariano está fincada no Parque Treze de Maio, que evoca a data da libertação dos escravos. O recifense Ramiro Becker faz parte de uma nova geração de advogados que tem contribuído para a consolidação da capital de Pernambuco como um dos maiores polos de serviços jurídicos do Brasil”.
Ramiro Becker disse que era uma honra ser agraciado com esta comenda. José Mariano, disse ele, que dá nome a esta Casa e à Medalha que estou recebendo, foi um atuante advogado, preocupado com as causas abolicionistas de sua época, atuando fortemente em defesa das questões humanitárias. Agradeço a honraria.
Em 24.08.12, às 18h17.