Uma árvore para cada veículo zero quilômetro, propõe Almir Fernando

Através de um projeto de lei que acabou de encaminhar à Câmara Municipal, o vereador Almir Fernando (PCdoB) está buscando uma forma de minimizar a poluição causada pelos veículos automotores no Recife. É o de número 85/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade de as concessionárias de carros e motos fazerem a entrega ou efetuar o plantio de uma muda de árvore nativa para cada veículo novo (zero quilômetro) vendido na cidade.

 

O projeto de lei já foi enviado às comissões de Legislação e Justiça; de Meio Ambiente,  Transporte e Trânsito; de Obras, Planejamento Urbano; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, para análise e emissão dos pareceres. Almir Fernando propõe que as concessionárias, por estarem diretamente ligadas à venda de produtos que são fontes emissoras de dióxidos de carbono (CO2), ficam obrigadas a comprovar a entrega ou efetuar o plantio de árvores compensando a quantidade de carros, motocicletas ou veículos automotores vendidos a cada semestre.

Para o vereador essa medida contribuirá para a formação de contínuos florestais entre unidades de conservação, compensando assim a emissão de gases (CO2) que contribuem para o efeito estufa.“A compreensão do processo de degradação do meio ambiente passa pela análise da interação entre as ecologias natural e humana. Portanto, este projeto de lei é uma forma de minimizar a poluição causada pelos veículos. O CO2 é o elemento que mais polui a atmosfera. Em contraposição, as árvores "respiram" o dióxido de carbono, o que acaba por amenizar a poluição”, disse o vereador.

De acordo com a proposta, em janeiro de cada ano, as concessionárias entregarão à Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade um relatório contabilizando o número de veículos zero quilômetro vendidos. O plantio poderá ser executado pela própria concessionária ou através das escolas públicas e particulares do município, cooperativas, organizações não governamentais ou empresas privadas habilitadas na área ambiental, sob a orientação da Prefeitura Municipal, de acordo com o Plano Diretor de Arborização. O plantio deverá ser feito em áreas de preservação permanentes, reservas florestais, parques, praças, jardins, corredores ecológicos, entre outros designados pelo Poder Executivo e acompanhado por profissional habilitado.

 

Em 22.04.2014, às 12h.