Uma emocionante homenagem para Dona Nicinha

Nas galerias, funcionários da Câmara Municipal do Recife. No plenário, parentes e amigos. Numa emocionante sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira, 22, Eurinice Ramirez Pereira, conhecida pelos colegas como Dona Nicinha, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Poder Legislativo municipal. Merecimentos ela tinha de sobra para a homenagem: com 60 anos de serviços prestados, é a funcionária mais antiga da Câmara e deixará de exercer suas funções na Assessoria Especial Legislativa a partir de 1º de janeiro de 2011. A entrega da medalha foi uma iniciativa do primeiro secretário da casa, vereador Augusto Carreras (PV).

A sessão solene teve início às 16h15 e foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT). Acompanhada pelo vereador Inácio Neto (PT) e pelo assessor Legislativo, Paulo Rogério Nascimento, ela foi conduzida da Sala da Presidência ao plenário, sendo recebida com aplausos, de pé. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional e a saudação pronunciada por Augusto Carreras. “A Câmara Municipal do Recife se preparou para prestar uma das mais justas homenagens. Dona Nicinha forjou, aqui, uma história de dedicação, presteza e competência”, disse o vereador.

Carreras fez um resumo da passagem de dona Nicinha pela Câmara. Ela iniciou suas atividades com 16 anos, tirando cópias de documentos e preparando requerimentos, em 1950, a convite de Romildo José Ferreira Gomes, pai do também vereador Romildo Gomes (DEM). A partir de então, a carreira foi de ascensão. Em 31 de agosto de 1972, foi secretária de Finanças da Câmara; em 17 de junho de 1980, diretora da Divisão Documental; em 1984, conquistou o direito de aposentadoria, por completar 35 anos de serviços públicos. Mas abdicou e continuou. Em 2000, ano do Sesquicentenário de José Mariano, patrono da Câmara, ela recebeu a medalha comemorativa, que também a homenageava pelos 50 anos de serviços prestados.

“Em outubro passado, a senhora completou 60 anos de serviços prestados. Este é um dos motivos da entrega desta medalha. O outro motivo é porque pudemos, ao longo do tempo, compartilhar sua presença, sua nobreza e suas atitudes”, disse Augusto Carreras. Dona Nicinha falou em seguida. Emocionada, ele agradeceu a Deus e disse que estava muito feliz. “É motivo de muito orgulho porque esses 60 anos estão sendo reconhecidos. Quando recebi a homenagem em 2000, não imaginava que chegasse esse momento atual. Essa casa tornou-se a extensão da minha. Eu sentirei saudades de todos. Sinto-me como mãe de todos vocês”, disse ela.

Os colegas da Assessoria Especial Legislativa entregaram-lhe uma placa de bronze. Os guardas que fazem a segurança da Câmara, um buquê de flores e um presente pessoal. Quando tocou a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, algumas pessoas foram às lágrimas. O vereador Jurandir Liberal abraçou a homenageada e ensaiou passos de dança. Em seguida, lamentou: “É uma pena que assumirei a presidência desta Câmara em janeiro e a senhora já não esteja mais aqui”. Um DVD com o registro da sessão será entregue a Dona Nicinha e a todos os vereadores.

Fizeram parte da mesa da sessão solene Jurandir Liberal, Augusto Carreras, o ex-vereador Fred Oliveira, o ex-secretário da Administração da Câmara, José Mário Duarte Coelho e o ex-assessor jurídido da Câmara, Lêucio Lemos. A vereadora Doutora Vera Lopes (PPS) também esteve presente na sessão. Vários secretários da Prefeitura do Recife e o prefeito em exercício, Milton Coelho, enviaram mensagens congratulando-se com dona Nicinha. O presidente da Câmara, vereador Múcio Magalhães (PT) não participou da sessão porque está em Arcoverde, acompanhando o pai, que está doente.

 

Em 22.12.2010, às 17h50.