Uma noite para se relembrar a história americana

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal, participou da solenidade de comemoração do 235º aniversário de Independência dos Estados Unidos da América, na noite desta quarta-feira, 29, na Usina Dois Irmãos. A solenidade foi promovida pela Câmara Americana de Comércio (Amcham- Recife) e reuniu diversas autoridades do mundo político e diplomático, a exemplo do embaixador americano, Thomas Shannon, além de diplomatas de vários países. “A melhor forma de comemorarmos a amizade entre o Brasil e os Estados Unidos é celebrarmos em conjunto a história e os heróis americanos. È nossa maneira de dizermos que também estamos felizes neste importante momento em que se recordam fatos que forjaram a identidade e as tradições daquele povo”, disse o presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal.

A solenidade  marcou também a despedida do cônsul  dos EUA no Recife, Christopher  Del Corso, e da  consulesa Caroline Chung. O casal destacou a grande admiração que sente  pela Capital Pernambucana, onde residiu por três anos.  “Ainda não é o  4 de Julho, mas o Recife é a primeira das quatro  cidades do Brasil a receber a comemoração do Independence Day. Em seguida celebraremos a data em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, afirmou Del Corso.  A consulesa fez um  discurso de improviso e,  emocionada,  agradeceu a todos os recifenses pela acolhida. “Muito obrigada pela gentileza de aceitar a minha família como a sua família. Recife tem uma mágica e um povo forte, inteligente e incrivelmente dedicado”,  exaltou.

 

O embaixador dos EUA, Thomas  Shannon,  ressaltou laços que existem entre o seu país, Pernambuco e Recife. “Compartilhamos do sentimento pela busca de liberdade e felicidade”, disse.   Ele  ofereceu  um brinde aos governos  dos Estados Unidos  e do Brasil,  aos povos americano e brasileiro  e  “a amizade que os une”. O  presidente da Amcham, Luis Delfim,  disse que a homenagem se justifica pela importância da  boa relação  comercial entre os dois países e pelos bons trabalhos desenvolvidos pelo cônsul,  Christopher  Del Corso.  Outro ponto alto da festa foi a execução dos hinos nacionais dos EUA e do Brasil  pelo  quinteto da Orquestra Criança Cidadã.

 

 

Em 30.06.2011, às 13h.