Uma semana para o aleitamento materno

Se depender da vereadora Michele Collins (PP), o Recife vai sair na frente e poderá ter uma semana inteira de incentivo ao aleitamento materno, coincidindo com a Semana Mundial de Aleitamento, 1 a 7 de agosto. Ela informou, na tarde desta segunda-feira 27, que já está tramitando na Câmara do Recife, um projeto de lei para instituir justamente a semana de incentivo ao aleitamento materno no Recife.

Michele Collins lembrou que o aleitamento é bom para o bebê e para a mãe também. É fonte de saúde para ambos e só traz benefícios. Para se ter ideia, o leite materno tem 97% de água ao contrário do leite de vaca, que contém produtos químicos. “As mães que dão leite a seus filhos reduzem o peso mais depressa, recuperam o útero em menos tempo, reduzem risco de diabetes, de câncer de mama, além de ser um anticoncepcional natural, se o aleitamento for incondicional”.

A parlamentar frisou que este ano o Ministério da Saúde anunciou verbas de R$ 11,6 milhões para a criação de mais bancos de leite. Ela disse ainda que uma mãe de Quipapá, em Pernambuco, foi considerada a maior doadora de leite materno do país. “O aleitamento reduz a mortalidade infantil e ajuda as mães a se manterem mais saudáveis. Por isso fiz o projeto e espero ter a colaboração de todos os vereadores”.

Aline Mariano (PSDB) ressaltou que o projeto tornará Recife referência, já que em nível estadual existem projetos neste sentido. “Contamos com a sensibilidade do gestor para ampliação dos bancos de leite materno e a Semana de Incentivo ao Aleitamento pode aumentar o número de doadoras em todo o país”.

 

Em 27.05.2013, às 16h44.