Uma semana para refletir sobre resíduos sólidos

A lei municipal 18.403 inclui no calendário oficial de eventos do Recife a "Semana do Lixo Zero", a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de outubro. A iniciativa é do vereador Marcos di Bria (PSDC). “A lei é para estimular uma discussão mais aprofundada sobre o tema e proporcionar um ambiente favorável para soluções referentes aos resíduos sólidos na cidade”.

As comemorações alusivas à Semana têm como objetivos promover debates entre os diversos setores, como instituições, empresas, poder público, escolas e municípios; fomentar a economia circular; conscientizar sobre a necessidade de redução dos resíduos por toda a sociedade e proporcionar experiências lúdicas e técnicas.

A legislação também visa apoiar e incentivar o cooperativismo; realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre resíduos sólidos; ações coletivas de limpeza em espaços públicos; favorecer e contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem; incentivar o consumo consciente e a promoção de mutirões de limpeza em parques, praças, ruas, canais e pontos turísticos, entre outros pontos da cidade.

“Estamos vivenciando um cenário de consumo crescente e de falta de consciência social e de vontade política para a solução dessa questão, somado a um sistema ineficaz que não garante a destinação correta e não promove ações preventivas e educativas para a redução, o reaproveitamento e a não geração de resíduos sólidos”, justifica o vereador.

Marcos di Bria destaca ainda que a lei surgiu “da necessidade de discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo e engajando a sociedade civil organizada, o poder público, a iniciativa privada e a população”.

 

Em 18.07.2019 às 11h16.

 

registrado em: marcos di bria