Unidade de Saúde da Família da Guabiraba ganha nome de agente comunitária

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) prestou uma homenagem a agente comunitária Tereza Ramos de Souza, que faleceu em janeiro do ano passado. Ela foi um símbolo da luta por melhores condições de trabalho para os agentes de saúde. A lei de autoria do vereador altera o nome da Unidade de Saúde da Família da Guabiraba para Unidade de Saúde da Família Tereza Ramos.

Uma das fundadoras do Conselho de moradores do bairro da Guabiraba, Tereza Ramos também foi Presidente da Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde por três mandatos. Um dos legados da agente comunitária foi a luta pela regulamentação da atividades dos agentes de saúde, e contratação por meio de processo seletivo público, além de definir o regime jurídico dos agentes.

Ela se tornou Agente Comunitária em 1978 e era uma defensora do SUS. “Ela defendia o SUS com unhas e dentes, tal qual faz um torcedor fanático pelo seu time, ou melhor, como uma leoa que protege suas crias. Para Tereza, o SUS, mesmo com todas as suas falhas, tem, em sua proposta básica e linhas de ação, potencial para elevar a qualidade de vida dos brasileiros a níveis alcançados em países de primeiro mundo”, acrescentou Hélio Guabiraba.

Em 16.01.2018, às 12h28.