Múcio Magalhães homenageia 20 anos da UPE

Em reconhecimento à Universidade de Pernambuco (UPE), que está completando 20 anos de existência, dando contribuições para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, o vereador Múcio Magalhães (PT) promoveu reunião solene em homenagem à instituição, na manhã desta sexta-feira, 10 de junho. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal do Recife e foi prestigiada por professores, alunos e servidores. “Este é um momento de fortalecimento da universidade, em defesa do ensino público e gratuito e dos bons serviços prestados à população”, afirmou o vereador.

A sessão, aberta com o Hino Nacional, foi conduzida pelo presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT). “Parabenizo o vereador Múcio Magalhães por esta iniciativa. E reafirmo que a Câmara Municipal está à disposição da UPE, que vem se afirmando com universidade”, disse.

A UPE é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. No complexo multicampi funcionam 15 unidades de ensino e três grandes hospitais, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina. Neste ano, a universidade estabelece novo campus em Arcoverde e, em breve, chegará a Serra Talhada e Palmares.

“A presença da Universidade de Pernambuco nas diferentes regiões e cidades desempenha um papel crucial no desenvolvimento social e econômico em que se insere, gerando não só formação de profissionais, como também a construção de conhecimentos e difusão articulada nas comunidades através da articulação do ensino, pesquisa e extensão”, disse Múcio Magalhães em seu discurso.

Ele resumiu a história da UPE afirmando que ela teve origem na Fundação de Ensino Superior da Pernambuco (FESP), mantenedora, desde 1965. Extinta a FESP, em 1990, foi criada em seu lugar, pela Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que viria a ser mantenedora da nova Universidade de Pernambuco, reconhecida pela Portaria Ministerial nº 964, de 12 de junho de 1991. Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTEC), a UPE constitui patrimônio do Estado.

Desde 1991 quando a UPE foi reconhecida pelo Ministério da Educação, iniciou-se uma verdadeira luta para consolidar-se. “Durante esses vinte anos a UPE cresceu significativamente. A visão dos que fazem a UPE é a de que ela deve ser reconhecida pela sociedade e diversas instâncias de governo, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado, em razão da sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, assumindo-se, definitivamente, como Universidade estatal, pública e gratuita”, afirmou Múcio Magalhães.

O vice-reitor Rivaldo Mendes recebeu a placa comemorativa dos 20 anos da UPE e fez discurso de agradecimento. “Ao longo dos anos, a comunidade acadêmica tem feito esforços enormes em busca de excelência no ensino e na pesquisa. A missão da UPE é contribuir para o desenvolvimento não só econômico, mas também social do Estado”, disse. Em seguida, acrescentou que a homenagem recebida tem o significado do reconhecimento do povo recifense para com a instituição.

Além do presidente Jurandir Liberal e do vice-reitor Rivaldo Mendes, compuseram a mesa da reunião a deputada estadual Tereza Leitão (PT); a vice-presidente do Sindicato dos Servidores da UPE, Ana Carla Alves de Andrade; o vice-presidente da Associação dos Docentes da UPE, Itamar Lages; a coordenadora de Organização do Diretório Central dos Estudantes da UPE, Cinara Couto; e o diretor do Hospital Osvaldo Cruz, Railton Bezerra.

Em 10.06.2011, às 11h40.