Vândalos tentaram destruir a Câmara Municipal do Recife
O ataque à Câmara Municipal do Recife, que se localiza no Parque 13 de Maio, ocorreu por volta das 17h30 e durou cerca de 1 hora. Normalmente essa é uma hora de grande movimentação na casa legislativa, mas como o presidente Vicente André Gomes determinou o encerramento mais cedo do expediente, nem os funcionários ou as pessoas que circulam na Câmara sairam feridos. A manifestação começou no cruzamento da Rua Princesa Isabel e do Hospício, quando os manifestantes pararam o trânsito. Depois, eles arrastaram containners que estavam instalados na frente da Câmara Municipal e que serviam para acolher lixo reciclável. Eles atearam fogo nos detritos na via pública.
Entre os manifestantes foram contados cinco botijões pequenos de gás de cozinha, que eram usados como maçarico. Alguém estava dando cobertura ao movimento, pois logo em seguida, um carro estacionou às pressas, trazendo pneus velhos para serem queimados. O bicicletário que estava instalado nas proximidades também foi quebrado. Ao mesmo tempo, os vândalos começaram a ação contra o prédio da Câmara. Muitas pedras foram lançadas, inclusive tijolos intertravados que estão sendo utilizados na restauração da calçada da Faculdade de Direito, que fica em frente ao prédio da casa legislativa. Eram cerca de 80 manifestantes.
Os tijolos, pedras, balões lançados contra o prédio foram recolhidos pelos funcionários durante faxina na manhã desta quinta-feira. Esse material encheu um carrinho de mão e um balde grande. Muito vidro também foi recolhido, das janelas quebradas. Antes de realizarem a manifestação, os vândalos se reuniram, no início da tarde, nos jardins da Faculdade de Direito. Fizeram de lá a base logística para a organização do ato, onde também colocaram as máscaras. Depois, já anônimos, caminharam até o Colégio Delgado, por trás da Câmara, onde deram início à manifestação.
O dano ao patrimônio público só não foi maior por causa da ação da Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal, que se encontravam na parte interna do prédio, em posição de defesa. Eles impediram a invasão dos vândalos, que ameaçavam pular as grades.
Câmara é ocupada por manifestantes - No último dia 08 de agosto, alguns manifestantes chegaram à Câmara Municipal do Recife para uma audiência pública que tratou de transporte público e se recusaram a sair. Ficaram por mais de dez horas nas dependências e se retiraram de madrugada. No dia 14, um coquetel molotov em chamas foi lançado, no início da noite, na parede lateral da Câmara. Era um grupo de 12 mascarados, que chegou por dentro do Parque 13 de Maio.
Em 22.08.2013, às 12h30.