Vera Lopes alerta para risco de epidemia

Foram registrados em Pernambuco dois casos de um novo tipo de dengue, o vírus tipo 4. A notícia preocupou Dra. Vera Lopes (PPS), que alertou alertou na tribuna, na tarde desta quarta-feira, 30, sobre os riscos de uma epidemia. “Este novo vírus é grave e se assemelha à febre amarela. O risco de uma epidemia é alto porque a população não tem anticorpos contra este vírus”.

Na condição de médica, ela contou que as autoridades de Saúde ainda não se pronunciaram sobre o procedimento para atender os novos casos de dengue. “Por isso, é importante que a população fique alerta, cuide de suas casas e oriente seus vizinhos para que não tenhamos uma epidemia, como no Rio de Janeiro”.

Em resposta à vereadora, Luiz Eustáquio (PT) lembrou que foi realizada, recentemente, na Câmara uma audiência pública, onde técnicos da Prefeitura do Recife apresentaram ações para prevenir a dengue na cidade.

Em relação ao atendimento em UPAs e Policlínicas, Vera Lopes sugeriu que haja uma classificação de risco para os pacientes, desta forma, os que estejam com suspeita de dengue hemorrágica teriam atendimento preferencial. “As policlínicas estão superlotadas e estas pessoas não podem esperar horas na fila para serem atendidas”.

Em 30.03.11, às 16h10.