Vera Lopes homenageia pediatras

Na reunião solene para homenagear o Dia do Pediatra, comemorado no dia 27 de julho, a vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica pediatra autora da proposta, aproveitou a oportunidade para reivindicar que a gratificação de plantonistas seja integrada ao salário. Ela alertou também e pediu aos colegas que incentivem seus alunos a escolherem esse tipo de especialidade médica, cujo número de profissionais vem diminuindo em todo país. Hoje há 20 mil pediatras no Brasil e em Pernambuco 1.200. “A pediatria é fundamental para a saúde da população. Somos profissionais destinados a lutar em favor das crianças e adolescentes, garantindo o bem-estar das futuras gerações”.

Jucile Menezes, presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, agradeceu a homenagem, mas disse que antes de ser médica queria ser pediatra. “Precisamos incentivar nossos alunos, pois a pediatria passa hoje por dificuldades. Vamos resgatar essa especialidade tão importante para a saúde da família como um todo”. Ela também aproveitou para pedir aos vereadores e políticos de maneira geral que fiscalizem empresas que não cumprem os 180 dias de licença maternidade, tempo fundamental para o aleitamento materno. “O poder público cumpre melhor o prazo de licença, mas as empresas privadas não. O aleitamento é a medida mais efetiva para diminuir a mortalidade infantil”.

Já o vice-presidente do Cremepe concorda com a colega e reforçou que de fato há falta de pediatras e que eles estão envelhecendo. “São inúmeras situações adversas que não estimulam os jovens médicos a escolherem esta especialidade. As universidades precisam estimular os estudantes no sentido dessa escolha”.

O presidente do PPS, ex-deputado Raul Jungmann, ressaltou que as crianças são a esperança e o futuro da nação. “O pediatra é aquele profissional que está junto à família. Ele não trata apenas das crianças, mas de todos na casa. A pediatria é mais que uma especialidade, é um ministério”.

Em 04.08.11, às 17h30.