Vera Lopes presta homenagem aos 40 anos de formatura de sua turma de medicina

A Câmara do Recife, por meio de requerimento feito pela vereadora Vera Lopes (PPS), realizou nesta sexta-feira (23), na Casa de José Mariano, uma reunião solene em homenagem à turma de medicina graduada em 1975 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A parlamentar, que se formou com o grupo, entregou uma placa comemorativa ao representante da classe, o médico Rodolfo Maria de Albuquerque Araujo, pelas quatro décadas da graduação.

“Colegas, como representante dos recifenses nesta Câmara e integrante desta turma, me senti na obrigação de homenagear quem investiu toda a sua juventude, sua vida adulta, sua profissão, suas horas de lazer, feriados, suas noites de sono nas salas de cirurgias ou junto ao leito de pacientes. Quero homenagear também as suas famílias que ficaram muitas vezes sem o seu convívio por conta da nobre missão de dar saúde a quem precisa”, afirmou Vera Lopes aos colegas, que prestigiaram a solenidade no plenário da Casa.

A vereadora não deixou de citar os problemas enfrentados pela saúde brasileira atualmente e disse confiar na categoria no que diz respeito ao amparo a quem precisa. “Altruístas e generosos como são os médicos, com certeza daremos total apoio à população carente e sofrida do nosso Estado, lutando para ter um SUS forte e fazer valer os seus preceitos, dando saúde de qualidade para o nosso povo. Continuaremos honrando o juramento de Hipócrates que fizemos há 40 anos”.

A reunião foi inicialmente presidida pelo vereador e presidente da Câmara Vicente André Gomes, que passou o comando da solenidade a Vera Lopes. “Esta reunião é emocionante. A vereadora Vera Lopes é uma das parlamentares mais atuantes desta Casa”, elogiou Vicente André Gomes, também médico.

Esta solenidade é um reconhecimento de tudo o que esta turma de médicos representa para a sociedade. É uma turma capacitada que contribuiu para que nossa cidade fosse considerada o segundo pólo médico do Brasil. Como diz o nosso paraninfo, o meu amigo Rildo Saraiva, esta é uma turma diferenciada, unida e alegre”, relatou o Rodolfo Maria de Albuquerque Araujo após o recebimento da placa de homenagem.

O professor e médico Rildo Saraiva, paraninfo da turma homenageada, integrou a mesa da solenidade e também prestou seu depoimento na tribuna. “Formei 38 gerações de médicos. Isso é um orgulho que eu tenho. E esta é minha turma do coração. Temos um patrimônio de reminiscências”, declarou. O paraninfo trouxe um pergaminho contendo o discurso da formatura de 1975 e leu alguns trechos do documento.

Ao final da reunião, os presentes foram convidados a um coquetel servido no Salão Nobre da Câmara.

Em 23.10.205, às 17h56