Vera Lopes quer cumprimento da lei sobre proibição de retenção de macas

A vereadora Vera Lopes (PPS) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje, 20, para reforçar o cumprimento da lei nº17.636/10, que dispõe sobre a proibição de retenção de macas das ambulâncias do Samu e de outras unidades móveis hospitalares de atendimento de urgência e emergência públicas, para os quais os pacientes são socorridos e encaminhados.

“Quero reforçar aqui, nessa tribuna, o cumprimento da lei sobre retenção de macas. A matéria é do ano de 2010, mas não está sendo respeitada nos hospitais e urgências desse estado. Cada hospital deve ter o leito para o seu paciente, até porque maca de ambulância não é leito”.

Vera Lopes pontuou que, diante da retenção dos equipamentos, as ambulâncias ficam paradas e prejudicadas. A parlamentar também argumentou que irá sugerir aplicação de multa. “A ambulância chega com o paciente na maca na unidade de saúde. Consequentemente, as ambulâncias particulares e do Samu ficam aguardando o atendimento. Técnico socorrista, motorista em e até o médico ficam esperando para serem liberados. É uma situação muito grave porque pode acontecer outro acidente na cidade, e não tem ambulância porque está presa nos hospitais. Farei uma visita ao secretário de Saúde e vou sugerir que se estabeleça multas pesadas para quem descumprir a lei. A lei é feita para ser cumprida e foi elaborada para salvar vidas”.

Em 20.04.15 às 15h43.