Vera Lopes quer eleição para diretores de unidades de saúde
“Concordo com sua preocupação, no entanto tenho que reconhecer nossas limitações legais. No caso das escolas, foi uma luta nesta Casa, que precisou pedir ao prefeito para enviar um projeto determinando a eleição dos diretores, porque esta não é uma iniciativa permitida ao Legislativo”, afirmou Carlos Gueiros, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.
Sua explicação foi endossada pelo vereador Alfredo Mariano (PSDC). “Não adianta aprovar uma proposição sabendo que ela será vetada no Executivo. Isso é uma desmoralização para a Câmara”.
Ela lamentou o papel limitado de um parlamentar. “O que sinto aqui é que o vereador não pode fazer nada. Nos resta ir às ruas fazer campanha para alertar as pessoas de seus direitos. Nas escolas já tem eleição direta para diretor. Por que na saúde temos que nos submeter a uma indicação?”. A proposta de Vera Lopes prevê um mandato de três anos com direito à renovação.
Os vereadores Carlos Gueiros, Maré Malta (PPS) e Aline Mariano (PSDB) sugeriram que a colega retirasse a proposta da pauta e apresentasse um requerimento dirigido ao prefeito orientando a realização de eleições para diretores e gestores das unidades de saúde. “Aproveitamos para fazer uma campanha popular e uma audiência pública para mobilizar a sociedade. Todos ganham com este processo democrático que é muito mais eficaz e possibilita a continuidade do que foi estabelecido”, avaliou Aline.
Vera Lopes acatou a ideia, mas não conseguiu retirar da pauta a matéria, que já estava em fase de votação. O parecer de rejeição foi mantido e a proposta derrubada.
Em 07.06.11, às 16h40.