Vera Lopes quer plano emergencial de mobilidade

A vereadora Dra. Vera Lopes (PPS) visitou esta semana a presidente da CTTU, Pompeia Pessoa, para discutir soluções de mobilidade para o trânsito do Recife. A parlamentar questionou a falta de guardas nas ruas para reduzir os congestionamentos na cidade. A gestora afirmou que o efetivo de guardas caiu de 297 para 100 devido à aposentadoria, licença e férias de servidores. “Ela me garantiu que em 30 dias será lançado um edital de concurso para contratação de 200 novos guardas”, afirmou a vereadora.

Vera Lopes também propôs a criação de um rodízio de carros para o Recife nos moldes do que existe em São Paulo, mas Pompéia Pessoa disse não acreditar na eficácia desta solução, pois muitos motoristas adquirem outros carros com finais de placa diferente para burlar o rodízio. Segundo a vereadora, um dos problemas do trânsito é o excesso de veículos na capital, mais de 527 mil em circulação diariamente nas ruas do Recife.

 

A parlamentar está preocupada com a Copa de 2014. “A cidade vai parar de vez. Não temos nenhum plano emergencial. O que foi apresentado pela prefeitura é de longo prazo, um plano de sonhos”, disse a vereadora, que também cobrou mais celeridade nas obras da Via Mangue.

 

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) acredita que o concurso público para guardas de trânsito anunciado pela prefeitura vai dar nova visibilidade à CTTU. “O fluxo de carros é muito grande no Recife e o rodízio não resolve, e sim material humano e condições de trabalho”.

Em 16.02.11, às 18h.