Vera Lopes repercute audiência sobre saúde mental

A vereadora Vera Lopes (PPS) repercutiu nesta segunda-feira (28), no plenário da Casa de José Mariano, a audiência pública sobre saúde mental realizada na Câmara Municipal na última quinta-feira (24). Em seu pronunciamento, ela destacou o sucesso da audiência e algumas das problemáticas levantadas na ocasião.

“A audiência lotou o plenarinho da Câmara. Estiveram presentes 250 pessoas. Mesmo sem ter anunciado em jornais, tivemos uma repercussão muito grande. Isso mostra como o Recife está clamando por saúde”, disse a parlamentar. Segundo ela, um das grandes dificuldades do setor é a falta de repasses do SUS por parte do Governo Federal. “O município e o estado estão de mãos atadas”, definiu.

Vera Lopes abordou as implicações da atual legislação sobre o atendimento de saúde mental em seu discurso. “A lei que está regendo os doentes com transtornos mentais diz que tem que atender os pacientes em hospitais gerais. Então nos hospitais tem que ter um departamento atendendo as pessoas. A lei diz também que os CAPS, os Centros de Atenção Psicossocial, funcionem 24 horas por dia. Nós temos alguns que estão funcionando assim, mas que não têm a equipe multidisciplinar constituída para atender os pacientes”, explanou.

A vereadora também chamou a atenção para o problema da mobilidade das pessoas com transtornos mentais.  “Uma coisa que a gente discutiu foi que os pacientes perderam suas carteirinhas de livre acesso. Eles têm que ir à policlínica, precisam se locomover. Mas não têm emprego, não têm auxílio do INSS e não têm as carteirinhas”, pontuou Vera Lopes.

Em 28.09.2015 às 16h19