Vereador afirma que lixo está sem contrato

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) afirmou na nesta terça-feira 07, na Câmara do Recife, que o lixo da cidade estava sendo colocado em aterros de Jaboatão dos Guararapes sem tratamento e que a Prefeitura não tem contrato firmado com as empresas que transportam o lixo. O parlamentar desafiou ao líder do governo, vereador Luiz Eustáquio (PT), a apresentar o contrato e deu a ele 10 minutos para que pedisse um fax à Emlurb com o documento. Pediu ainda que o líder designasse alguém para ir com ele até o órgão responsável para pegar uma cópia do contrato.

O líder respondeu que aqui era um parlamento e que esse tipo de coisa parecia brincadeira. E após a sessão, o contrato entre a PCR e a Ecopesa Ambiental LTDA, assinado em 7 de novembro de 2011 chegou até à Câmara. “O documento trata da destinação final e tratamento do lixo do Recife”. Luiz Eustáquio aconselhou ao colega usar os meios legais e formais de que dispõe para solicitar o contrato do lixo ou outro qualquer, bastando para isso fazer um pedido de informação. “Ele sabe muito bem quais são os instrumentos legais e regimentais para fazer solicitações sem recorrer a estes expedientes”. O líder do governo preferiu usar o tempo dele para mostar as realizações da gestão, destacando sua atuação preventiva no combate às chuvas.

Luiz Eustáquio falou sobre o lançamento do programa Operação Inverno 2012  lançado pela Prefeitura do Recife e que segundo ele vai evitar tragédias porque agirá preventivamente. “Ano passado apesar do inverno rigoroso não tivemos tragédias. As pessoas que tiveram problemas com chuvas foram acolhidas. Muitas das que moravam em palafitas, mudaram para habitacionais em locais seguros. A cidade tem muitas áreas de risco e morros, mas as ações preventivas estão dando bons resultados”.

 

Em 07.02.2012, às 18h26