Vereador apoia criação de Federação Nacional da Economia Criativa
Um dos principais objetivos da FNEC é ajudar os estados brasileiros a organizar as estruturas de economia criativa das secretarias estaduais em diversas áreas (cinema, música, artes visuais, mercado editorial, jogos, rádios e TV), para que se integrem ao modelo institucional do Ministério da Cultura.
Para o vereador, a Federação surge num importante momento político, e será capaz de integrar os agentes da economia criativa aos poderes públicos, visando a promoção da diversidade cultural e o aquecimento da economia em todo o país. “Pela diversidade e potencialidade cultural existentes em Pernambuco, é imperativo que a cadeia produtiva da cultura possa acompanhar os significativos avanços econômicos promovidos pela gestão do governador Eduardo Campos”, reforçou.
Entre os eixos de atuação da FNEC estão a promoção de negócios, capacitação e formação de profissionais e o estímulo acadêmico para estudos e pesquisas que orientem a construção de novas políticas públicas culturais. Gilberto Alves vê nos eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo uma rara possibilidade de transformação da realidade urbana das cidades. “Neste sentido, figura entre as pautas da FNEC a perspectiva de um novo desenho urbanístico das cidades que possa promover cultura e tecnologia a serviço da sustentabilidade e do bem estar social”.
Em 14.03.11, às 17h15.