Vereador chama atenção para luta das mulheres

Em 1935 foi proclamado o Dia Internacional da Mulher, mas isso veio de longe e é resultado de uma luta que se deu em 1911 em Nova Iorque, quando mulheres que lutavam por seus direitos foram mortas. E isso se repete nos dias de hoje de outra forma, segundo o vereador Rinaldo Júnior (PRB). “Aqui mesmo nesta Câmara do Recife há menos de 15% de mulheres na Casa. No entanto, cabe ressaltar fato inédito nesta mesma Casa, duas lideranças, de oposição e do governo, são mulheres. O mundo está mudando, mas precisa mudar mais rápido”.

O vereador lembrou que lá fora do plenário havia professoras protestando e lutando por direitos como ganhar igual aos homens quando ocupam a mesma função. Para ele, é necessário comemorar o dia, mas lembrando sempre que hoje é um dia de luta. “Em janeiro 31 mulheres foram estupradas e essa é uma causa de todos nós”.

Ivan Moraes (PSOL) apoiou a colega Michele Collins (PP) quando ela citou diversos projetos de leis de sua autoria, alguns  já viraram lei,  e entre eles um que pede a presença de uma mulher na Mesa Diretora. “É preciso combater a violência no espaço público. Cerca de 80% das mulheres já sofreram algum tipo de violência e isso é grave. O combate à violência de gênero começa na educação, indo além da ação coercitiva do Estado. Devemos lutar pela paridade entre homens e mulheres”.

 

 

Em 09/03/2017  às 17h57.