Vereador cobra obrigatoriedade de diploma para jornalista
“Jornalistas do mundo inteiro, de países ricos e pobres, mais ou menos democráticos, trabalham para levar à sociedade um bem precioso, a informação. Nesta tarefa, que a cada dia ganha mais importância e cria mais influência no metabolismo social, esta atividade do profissional produz interpretação da realidade, indução de intenções, vontades, comportamento e valores”. Para Almir Fernando, jornalistas cumprem relevante função social porque ajudam a produzir cultura, a constituir movimentos coletivos e a legitimar ou questionar as relações de poder.
“Mas, no entanto, no Brasil a categoria não tem muito que comemorar”, frisou o vereador ao lamentar o fim da exigência do diploma para exercer a profissão. Ele disse que apoia a movimentação realizada junto às lideranças da Câmara e do Senado Federal em favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre o tema. Segundo o parlamentar, a coordenação do grupo de trabalho da campanha em defesa do diploma prepara junto aos sindicatos regionais, entidades, instituições e parlamentares uma mobilização para reforçar o pedido de aprovação da proposta.
Almir Fernando parabenizou ainda o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), os profissionais da Câmara e também os dos diversos veículos de comunicação, que fazem a cobertura da Casa de José Mariano. “Eles acompanham os mais variados assuntos e contribuem para a formação da consciência social”.
Em 06.04.11, às 16h05.