Vereador cobra regulamentação de lei das cinquentinhas

Aprovada desde o final de 2013, a lei sobre as cinquentinhas, motos de 50 cilindradas, até agora não foi regulamentada. Por isso, o vereador Eurico Freire (PV) cobrou ontem na Câmara do Recife a regulamentação da lei que institui o registro e licenciamento delas. Eurico também é autor de um projeto de lei que pedia a regulamentação desse transporte. Mas, posteriormente ao projeto dele, o Executivo enviou outro PL à Casa, que foi aprovado e sancionado pelo prefeito, no entanto não foi regulamentado.

Eurico listou os atropelos causados por esse tipo de transporte, elencando o número de acidentes causados por seus condutores a eles próprios na maioria dos casos. “Por isso é necessário que as cinquentinhas tenham registro e licenciamento para que sejam disciplinadas e seus prioprietários conhecidos”.

Já o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) comunga da preocupação do colega com o disciplinamento desse transporte. Ele disse que na comunidade onde atua, a Polícia Militar apreendeu motos cinquentinhas pilotadas por menores em sua maioria e chamou os pais para orientá-los. “Mas,  o efetivo é pequeno e os menores já voltaram às ruas. Eles causam acidentes e atroplemanentos diários. Elas precisam de pelo menos emplacamento para que se saiba quem são os donos”.

Isabella de Roldão (PDT) acha importante trazer o assunto para discussão porque as cinquentinhas geram verdadeiro caos no trânsito da cidade. “Elas não respeitam sinalização, trafegam na contramão e não têm nenhum respeito”. Luiz Eustáquio (PT) ressaltou que as cinquentinhas eram para ser veículos de passeio para curtas distâncias, e não para serem usadas como transporte como vem sendo feito. “Trafegam sem nenhuma segurança para o pedestre e para o condutor. A regulamentação da lei é urgente”.

 

 

Em 15/12/2014 às 17h41