Vereador comemora 93 anos do Partido Comunista do Brasil

Os 93 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi o tema do discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 25. “Esse partido tão importante completa mais um ano em defesa dos menos favorecidos do Brasil”. O parlamentar contou da história do partido. “Dois alfaiates (Joaquim Barbosa e Manuel Cendón), um advogado (Cristiano Cordeiro), um barbeiro (Abílio de Nequete), um eletricista (Hermogêneo Fernandes), um gráfico (João Pimenta), um jornalista (Astrojildo Pereira), um pedreiro (Elias da Silva) e um vassoureiro (Luís Pérez), estão em uma casa na Rua Visconde de Rio Branco, em Niterói. Em determinado momento levantam-se, sérios e solenes, e cantam baixinho o hino A Internacional. Está fundado o Partido Comunista do Brasil, em 25 de março de 1922”.

Almir Fernando contou ainda que Herdeiro e consequência de todas as lutas por justiça e liberdade do povo brasileiro, o Partido nasceu inspirado pela Revolução Soviética na Rússia. A heróica ousadia dos bolcheviques ao estabelecerem, pela vez primeira, um poder estatal autenticamente operário e estável, que já durava há quase cinco anos, empolgava os proletários de todo o mundo, e também os brasileiros. “O Partido inicialmente adotou a sigla PC-SBIC, (Partido Comunista – Seção Brasileira da Internacional Comunista), trocada pouco tempo depois por PCB e, finalmente em 1962, PCdoB, Partido Comunista do Brasil”.

O parlamentar continuou dizendo que o PCdoB representou para os trabalhadores um salto à frente em sua organização e capacidade de articulação política. “Ideias ousadas e avançadas começaram a ganhar nova força e uma voz mais potente. Muitas características do Partido eram repudiadas pela “sociedade” tradicional. Por exemplo, as mulheres, no Partido Comunista, desempenhavam tarefas políticas antes reservadas aos homens, Os comunistas então eram acusados de “promiscuidade” e de quererem destruir a família”.

Em 1930, o Partido lança um operário negro, Minervino de Oliveira, como candidato a presidente da República. Mais uma afronta à elite brasileira. “A nova organização era constantemente perseguida e ilegalizada. Seus militantes não raro eram presos, sofriam torturas e muitos foram assassinados sem que, no entanto, o Partido jamais deixasse de funcionar e exercer sua atividade revolucionária. O PCdoB foi então atraindo cada vez mais proletários, estudantes, intelectuais e artistas. “Neste março de 2015, é pedagógico recordar a saga dos comunistas, de braços dados com todos os demais patriotas e democratas, na luta pela criação da Petrobras e pela exigência de que o governo Vargas declarasse guerra aos fascistas, o que ocasionou a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou contra os nazistas alemães na Itália”, destacou o vereador.

O vereador disse ao final de seu discurso que “a comemoração dos 93 anos do PCdoB não é uma festa restrita às fronteiras partidárias. Todos os que amam o Brasil, a democracia e a justiça social, celebram com os comunistas. Costuma-se dizer que se mede o grau de democracia no Brasil pela existência legal do Partido Comunista. De fato, o Brasil vive sua fase de maior democracia, e não por acaso o Partido também comemora em março deste ano, três décadas de legalidade, o mais longo período de atuação legal da trajetória dos comunistas”.

 

Em 25.03.2015, às 16h00