Vereador comemora dia do policial civil

O vereador Estéfano Menudo (PSB) comemorou na tarde desta terça-feira 17, antecipadamente o dia do policial civil, fixado em 21 de abril, uma profissão, segundo ele, mal- entendida e de difícil visualização para a sociedade. “A carreira policial é a única que expõe plenamente a vida de seus integrantes no confronto com a criminalidade em defesa da sociedade. Nas grandes cidades tem ocorrido muitas mortes de policiais em serviço”.

Estefano Menudo lembrou que a lei  reconhece o valor do policial morto em serviço através da promoção por bravura, deferimento de pensão especial aos beneficários do servidor e condecorações, mas não apaga o trauma familiar. Ele relembrou a trajetória de criação da polícia citando a polícia judiciária que no Brasil remonta ao início do século 17, quando se realizavam diligências para prisão dos malfeitores. “ Depois, em 1808, surgiu a intendência geral de polícia da corte e do estado do Brasil, no Rio de Janeiro, e o embrião da secretaria de Polícia, e só em 1810 foi criado o cargo de comissário de polícia. Em 1871 a apuração das infrações penais e a sua autoria passaram a ser realizadas no curso do inquérito policial”.

O vereador lembrou  que só em 1931, através do decreto 73, foi criada a secretaria de Segurança Pública, mas em 1999 ela foi substituída pela Secretaria de Defesa Social, a ela ficando subordinadas a polícia civil, militar, e o corpo de bombeiros militar. “Lembro que  a segurança pública em nosso Estado permanece com essa integração valorosa entre as polícias civil e militar, oferecendo serviços que vem dando bons resultados. Não podemos deixar passar em branco esse dia importante”.

 

Em 17.04.2012, às 18h10