Vereadora comenta Projeto 30 Segundos Contra o Crack

O Programa 30 Segundos Contra o Crack, lançado pela Prefeitura do Recife na última segunda-feira (5), no Cinema São Luiz, foi o tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 13. “A sessão de cinema se transformou em uma noite de conscientização sobre os danos causados pelo Crack. O projeto utiliza como arma de enfrentamento, campanha de prevenção ao uso da droga, através de vídeos de meio minuto produzidos por cineastas pernambucanos que serão exibidos gratuitamente durante a programação das redes de televisão locais”.

Aimée Carvalho ressaltou que “esta ação reforça o comprometimento da atual gestão no combate ao uso de drogas, e faz parte de um conjunto de ações do Pacto pela Vida do Recife que tem uma atuação integrada de combate às drogas”. Ela lembrou que além do material audiovisual, também foi produzido um site para reforçar a campanha www.30scontraocrack.com.br, contendo informações de como ajudar ao usuário junto aos endereços e telefones dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) especializados no tratamento da droga.

A vereadora lembrou que em novembro de 2013 foi instituído o Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras Drogas. “A meta dessa iniciativa é promover a qualificação e a ampliação do atendimento da rede de assistência social. Serão criados dois núcleos do Programa Atitude Municipal, para atender 2,7 mil pessoas por mês e acolher 130 usuários. Serão ampliados Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas)".

Aimée Carvalho finalizou reafirmando “que os vídeos irão permitir que este debate chegue de forma mais direta às pessoas. A iniciativa é promover a reflexão nas escolas, nas casas, alertando e orientando sobre os perigos do crack. A linguagem usada pelos cineastas vai ser facilmente absorvida pelos jovens, e vai ser um mecanismo de alerta muito importante para a sociedade”.

 

Em 13.05.2014, às 16h00