André Régis defende visitas de fiscalização nas escolas

A equipe de fiscalização e pesquisa do gabinete do vereador André Régis (PSDB) encontrou dificuldades para entrar, e depois realizar trabalho de pesquisa e aplicação de questionários sobre a qualidade do atendimento na Escola Paulo VI, na Lina do Tiro. Essa informação foi dada pelo próprio parlamentar na tarde desta quarta-feira 12, na Câmara do Recife. Nesse trabalho, ele faz um diagnóstico das condições físicas dos prédios e da qualidade do atendimento às crianças. O resultado da pesquisa alimenta uma ferramenta disponível na internet denominada Raio X das Escolas Municipais.

André Régis disse que já fiscalizou e aplicou questionários nas escolas da rede, mas periodicamente neccessita colher dados para alimentar e atualizar a ferramenta. “Preocupa o comportamento do secretário de Educação, que dificulta o acesso de minha equipe nas escolas, quando deveria valer-se da ferramenta para melhorar as condições de atendimento da rede”.

Marco Aurélio (SDD), vice-líder do Governo, ressaltou que era testemunha do trabalho realizado pelo colega e acreditava que houve algo pontual nessa escola, uma vez que o trabalho foi desenvolvido em outras unidades sem problemas. “O secretário é uma pessoa democrática e aberta. Com certeza acompanha seu trabalho e não faria nada para atrapalhar”.

Jairo Britto (PT) sugeriu que o trabalho realizado por André Régis sirva de espelho para as outras Comissões da Casa. Segundo ele, essas comissões deveriam fiscalizar seus setores prestando grande serviço às gestões, com informações colhidas na rua, nos locais. “É preciso mudar a forma de fazer política e não politizar determinadas ações. O trabalho pode ajudar a fazer real diagnóstico e ajudar os gestores”.

Raul Jungamnn (PPS) disse que se espelhou no trabalho de André Régis para também fiscalizar na rua os postos de saúde da rede municipal. Fez enorme levantamento e elaborou diagnóstico de 122 postos baseados nas visitas realizadas. “Pude verificar o grau de satisfação dos atendidos pela rede. Com o resultado foi elaborado um relatório com o diagnóstico e sugestões ao Prefeira da Cidade. Acho que seu trabalho deveria ser publicado pela Secretaria de Educação para que todos tivessem acesso”.

Henrique Leite (PT) considerou que a gestão deveria informar às escolas da visita da equipe fiscalizadora no sentido de não impedir que o trabalho seja feito. Sugeriu que a Casa elaborasse um projeto determinando que a construção de escolas seguisse um padrão fíisico, uma espécie de escola modelo. “Isso poderia ser amplamente discutido nesta Casa resolvendo os inúmeros problemas físicos apresentados pelos prédios escolares”.

 

Em 12/11/2014 às 16h44