Vereador critica repercussão à nota oficial

O vereador Carlos Gueiros (PTB) criticou a repercussão dada à nota oficial veiculada nesta terça-feira, 9, em jornais locais onde o presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT), esclarece declarações sobre o Tribunal de Contas do Estado. “Achei a nota oficial uma atitude louvável, de humildade e reconhecimento.”, afirmou Gueiros.

Ele afirmou que  discordava da repercussão dada, pois acredita que  jornais avaliaram que a nota representava  um recuo. “Não o ouvi recuar, mas dizer que foi mal entendido”. Ontem, no plenário, o presidente afirmou ter sido mal interpretado em seu discurso na inauguraçãodo Capitão Temudo e publicou nota oficial dando sua versão dos fatos. 

 O presidente ouviu as sugestões. e ressaltou que mesmo tendo  experiência, é importante  também ouvir conselhos.  "Mas neste caso, a matéria é considerada vencida, posto que já foi dado o devido tratamento, inclusive com a concordância dos vereadores”.

Gueiros  ainda pediu ao presidente que haja uma cobrança mais efetiva das pendências do Executivo em relação à Câmara, a exemplo dos pedidos de informação que não estão sendo respeitados.
Liberato Costa Júnior (PMDB) apoiou a sugestão e disse que, como municipalista que é, estará ao lado do presidente da Casa na defesa do Legislativo.


Relação entre poderes

A relação com o Executivo também foi levantada durante o pronunciamento do líder do governo Luiz Eustáquio (PT), que destacou que o Legislativo sempre respeitou os poderes constituídos. “Entendemos que todos os poderes estabelecidos pela sociedade devem ser respeitados para que ela possa estar fortalecida”.

Mas para Sérgio Magalhães (PSD), o relacionamento do Executivo com o Legislativo está cada dia pior. “O prefeito esquece que a câmara e um poder. Não é raro que um pedido de informação venha sem estar completo e vai chegar uma hora que vamos ter de recorrer ao TCE e à Justiça. Isso é um desrespeito com a Casa”.

Em 09.08.11, às 17h56.