Vereador defende a Guarda Municipal

Líder sindicalista e presidente da Força Sindical em Pernambuco, o vereador eleito para primeira legislatura, Rinaldo Júnior (PRB), defendeu na Câmara do Recife que a Guarda Municipal use armamento. Para ele, a corporação armada poderia além de se defender, ajudar no combate à violência. Citou a lei federal 13.022 que permite aos municípios armarem suas guardas, a exemplo do cabo de Santo Agostinho e de Petrolina, onde já utilizam armas. “Sei de que o trabalhador precisa porque milito em sindicatos. A Guarda é fundamental na proteção do patrimônio público e pode ajudar no combate à violência. A corporação está exposta, sem colete balístico e sem armamento. Recife precisa cumprir a lei federal”. O vereador também fez questão de frisar outras questões referentes à categoria, a exemplo do "fardamento vencido - que não vem sendo renovado a cada dois anos - e a necessidade de melhores condições de trabalho".

O vereador Ricardo Cruz (PPS), também na primeira legislatura, lembrou que é guarda municipal há 25 anos. Disse que o Prefeito do Recife se comprometeu para no prazo de 60 dias dotar a corporação de coletes balísticos, fardamento novo e melhores equipamentos. “Sou a favor do armamento da Guarda para que ela trabalhe e ajude no combate à violência. Dia 6 de março vamos criar duas comissões para estudar questões como a implantação da lei federal e discutir mais o Plano de Cargos e Salários, o PCCV”.

Amaro Cipriano Maguari (PSB)  disse que há muitas coisas importantes para serem tratadas, incluindo o Pacto pela Vida, mas considerou que o colega foi muito feliz no primeiro discurso ao trazer o assunto da Guarda. Aline Mariano (PMDB) saudou o colega na certeza de que ele fará excelente trabalho. Ela disse que acredita em parlamentar que está ligado a suas bases. Para ela, armar a Guarda é um assunto importante para ser discutido porque infelizmente vivemos um clima perverso de violência em todo o país. “O secretário de Segurança do Recife está de portas abertas para receber a Comissão de Segurança Urbana desta Casa. Já tivemos alguns avanços em relação aos governos que nada fizeram por nossa segurança. Vamos discutir o armamento, o PCCV e muito mais”.

Almir Fernando (PCdoB) louvou o interesse do colega pela Guarda acrescentando que  a corporação precisa de equipamentos e qualificação para trabalhar conta a violência. “Existe projeto de lei  tramitando nesta Casa que cria a Academia da Guarda, justamente para trabalhar na qualificação desses profissionais”. Aerto Luna (PRP) lembrou que os parlamentares sempre apoiaram os  pleitos da Guarda  e que pode continuar contando com todos.

 

Em 07/02/2017 às 17h29.