Vereador defende preservação da Ilha do Zeca

Mais uma vez o vereador Raul Jungmann (PPS) trouxe à tribuna questões relacionadas à Ilha do Zeca, em Afogados. No final da tarde desta terça-feira, 09, o parlamentar repercutiu a matéria publicada no Jornal do Commercio relatando que a prefeitura liberou construções de prédios de até 28 pavimentos no lugar – que é considerado Unidade de Conservação da Natureza. “Lamentamos o fato que atinge a última ilha não edificada da cidade, mas iremos à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e à Policia Federal solicitar investigações quanto às denúncias que recebemos sobre grilagem na área. Além disso, promoveremos uma audiência pública para discutir amplamente a questão”, ressaltou o parlamentar.

Raul Jungmann também teceu um breve histórico sobre a Ilha, lembrando que no ano de 2003 a área  foi transformada em Zona Especial de  proteção Ambiental (Zepa) por iniciativa da Câmara Municipal do Recife.  No entanto por força de dois decretos esta  iniciativa foi modificada. “Em 2008, o então prefeito João Paulo fez a primeira flexibilização, permitindo edificações em até 40% da área. No ano de 2012, o segundo decreto transformou  o local em Unidade de Conservação da Natureza e, ao fazê-lo, a flexibilização se ampliou”. Ainda segundo ele, vários órgãos, a exemplo do Ministério Público Estadual, já se pronunciaram contrários à qualquer edificação na Ilha.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) parabenizou-o pela iniciativa em conduzir o debate e ressaltou a importância “de saber o que acha e pensa a nova gestão da prefeitura do Recife. É preciso que as coisas sejam claras, que este ato possa ser cancelado para a preservação do patrimônio”.

O vereador Henrique Leite (PT) sugeriu fazer uma discussão maior e ouvir as pessoas que deram parecer favorável para tais edificações que mudarão a paisagem natural.

Localização - A Ilha do Zeca fica no Recife entre as comunidades do Coque (Ilha Joana Bezerra), Caranguejo (Afogados) e Tabaiares (Ilha do Retiro) e tem 25 hectares.

 

Em 09.04.13, às 19h38.

null