Vereador destaca reportagens sobre a venda de órgãos

Na tarde desta segunda-feira, 24, o vereador Aerto Luna (PRP) parabenizou as jornalistas Karla Veloso e Priscilla Aguiar, pela série de reportagens “Venda de órgãos.com”, publicada no jornal Folha de Pernambuco. “Onze anos após a operação Bisturi, quando foi desvendado no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, um esquema de venda de rins para a África do Sul, o jornal descobriu uma nova forma de negociação de órgãos: a internet”, destacou o parlamentar.

Ele também  agradeceu aos vereadores a aprovação por unanimidade de dois requerimentos de sua autoria que homenageiam com votos  de aplausos as duas jornalistas e o jornal, “pela excelente prestação de serviço ao nosso estado”.  Segundo Aerto Luna a Folha de Pernambuco revelou,   de 16 a 18 deste mês, como ocorre a negociação e a punição para quem participa De tal prática. “Trouxe também as marcas de quem  já vendeu um órgão e a situação de quem está na fila de transplante.  O intuito principal da série foi mostrar que venda órgãos  não é o caminho e que essa é uma prática criminosa e perigosa”.

O  vereador também destacou  outros pontos importantes que dizem respeito à questão: a Campanha da Fraternidade  deste ano que alerta para o tráfico de seres humanos e o aparente sentimento de impunidade.  “Sei que é um caso a ser investigado pela Polícia  Federal, mas compete ao município e ao Poder Legislativo alertar as pessoas. Por isso,  estarei propondo  a realização de uma audiência pública  com todos as entidades envolvidas  para debatermos  o tema.”

O vereador Gilberto Alves  (PTN)  fez questão de  ressaltar a importância  da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, “que faz referência  para que todos nós nos preocupemos, porque o nosso país, infelizmente, fornece a matéria prima para muitas partes do mundo. É um drama que atinge   famílias brasileiras.  Acho que é uma discussão que temos que tratar nesta Casa. As Comissões precisam se envolver com este tema”.

Para a vereadora Michele Collins (PP) a Frente Parlamentar em Defesa da Vida – que  foi discutida nesta tarde e será votada na Câmara  ainda esta semana – “nasce com uma brilhante causa”. Ela afirmou  que,   como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos,  tem “a certeza que os membros acatarão com muito carinho discutir a questão  da venda de órgãos. Sei também que  o senhor terá o apoio desta Casa”.

 

Em 24.03.2014, às 18h01