Ivan Moraes enaltece importância da política habitacional no Recife

De acordo com o vereador Ivan Moraes (PSOL), a política de moradia no Recife precisa ser dialogada. Durante a Reunião Plenária desta segunda-feira, 20, o parlamentar pontuou que o déficit ultrapassa 62 mil unidades. “Nos últimos quatro anos só foram entregues 860 moradias e o investimento em habitacional foi somente de R$ 1,2 milhão em 2016”.

Ivan Moraes também lembrou que a Ocupação Carolina de Jesus, localizada no Barro, é a mais recente ação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Pernambuco (MTST/PE), desde a madrugada da última sexta-feira. “Algumas lideranças estarão reunidas com a Secretaria de Habitação e o local já conta com mais de 900 famílias”.

Além da Ocupação Carolina de Jesus, o parlamentar recordou que muitas outras famílias ainda estão recebendo auxílio. “Hoje mais de 5 mil famílias estão cadastradas no auxílio moradia. Tem pessoas que há 15 anos vem recebendo e várias não conseguem nem pagar um aluguel. Além disso, os investimentos nas ZEIS são irrisórios. Apenas 11 mil reais foram  gastos com investimentos nessas zonas especiais. E os  incentivos ao IPTU não saíram do papel”.

 

Ocupação Carolina de Jesus- De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Pernambuco, foi desapropriado pelo governo do estado um terreno de 10 mil metros quadrados para ampliação do Terminal Integrado do Barro (integração ônibus / metrô), dentro do conjunto de obras para receber jogos da Copa do Mundo em 2014. Porém, apenas parte do terreno foi usada e todo o restante ficou abandonado desde então. Diante desta situação, o Movimento resolveu montar ocupação.

Em 20.02.17 às 16h20.