Vereador exalta data histórica

Além de exaltar a data de passagem dos 200 da Revolução de 1817, uma das mais importantes do país e que antecipou o que viria ser depois a República, o vereador Marco Aurélio (PRTB) enfatizou a falta de visibilidade de tão importante acontecimento na historia do Brasil. “A Inconfidência Mineira é mais conhecida e estudada nas escolas brasileiras do que a revolução que antecipou o movimento republicano e que resultou ainda na abolição posteriormente.A Rede Glob nos deve uma minissérie sobre a Revolução de 1817”.

Marco Aurélio chamou a atenção para o fato de que andamos nas ruas cidade e nem sempre sabemos de quem se trata, e são justamente nomes de revolucionários que ajudaram na libertação da Coroa portuguesa. “Pernambucanos se rebelaram porque pagavam a conta das extravagâncias da corte. Foi instalada uma república que foi depois sufocada, mas muitas coisas mudaram como a liberdade de imprensa que não havia. A crítica que se faz à Revolução é não ter discutido ma abolição, mas é compreensível porque ela foi liderada pela aristocracia dos engenhos de açúcar”.

Wanderson Florêncio (PSC) concordou com o colega sobre a importância histórica dessa Revolução tão pouco estudada por aqui e no país. “Todos conhecem a história da Inconfidência mas não conhecem a que antecipou a República. Esta dívida existe para com Pernambuco. Falta a valorização de nossa história e cultura.

 

Em 07/03/2017 às 19h04.