Vereador fala da regulamentação do uso das cinquentinhas

O risco da falta da regulamentação para uso das motocicletas de até cinquenta cilindradas (cinquentinhas) foi tema do discurso em plenária do vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta quarta-feira, 11. Ele repercutiu uma matéria que saiu hoje, na Rede Globo Nordeste, mostrando adolescentes fazendo acrobacias perigosas em alta velocidade na BR-408. “Infelizmente, as imagens não nos mostram nada de novo, nem mesmo as entrevista feitas sobre os prejuízos causados por este tipo de condutores. Prejuízos não só para a vida desses jovens, mas também aos que deixam de ser atendidos rapidamente, nas unidades médicas, porque têm profissionais e equipamentos ocupados por vítimas deste meio de transporte".

Eurico Freire ressaltou que a gravação da matéria mostrou que estes rapazes desenvolviam velocidade superior a 100 quilômetros por hora. “Muitas dessas motos tinham motorização adulterada e motores de 100 cilindradas retiradas de outras motos. São delitos que colocam em risco cidadãos e cidadãs e tudo isso por falta de regulamentação.  Desde o meu primeiro dia nesta Casa faço intervenções e participo ativamente das ações para que se regule esse meio de transporte.

O vereador falou ainda dos valores que serão cobrados aos proprietários, pela regularização das cinquentinhas. “Solicitei uma audiência com o secretário João Braga requerendo um valor razoável aos proprietários destes veículos, uma vez que a maioria não dispõe de recursos para pagar tributação semelhante ao de outros meios de transporte. O compromisso do secretário foi de ajustar essas taxas como o Governo do Estado. Destaco também o esforço do Executivo em diminuir o custo da regulamentação com o objetivo de viabilizar a mesma”, finalizou.

 

Em 11.06.2014, às 16h11