Vereador faz homenagem ao Dia Municipal de Combate ao Racismo

A lei que criou o Dia Municipal de Combate ao Racismo, nº 18.239, foi lembrada hoje (6) na Câmara do Recife pelo autor, vereador Almir Fernando (PCdoB), exatamente no dia de sua passagem. Ele salientou a importância da lei que traz em seu bojo uma homenagem a Dandara dos Palmares, mulher de Zumbi dos Palmares, também homenageado no Dia Nacional da Consciência Negra que é celebrado desde 1971. Ela também lutou pela libertação das negras e negros do país. Liderava homens e mulheres na luta armada do Quilombo dos Palmares.

No entanto,  a lei federal 10.639  - que instituiu o Dia da Consciência Negra - só foi assinada em 2003. Essa lei, segundo Almir Fernando,  determinou que o dia de combate ao racismo fizesse parte do calendário escolar. Ele passou a ser comemorado todo 20 de novembro. Isso tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino médio e fundamental na rede pública e particular, ressaltando homenagens a Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares.

Almir Fernando chamou a atenção para o fato de que mesmo com a existência dessas leis ainda é forte o índice de crimes cometidos por preconceito e intolerância racial.  “Estas leis foram um grande para que outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial começassem a ganhar força, incentivando a realização de fóruns, debates e programações culturais”.

 

 

Em 06.02.2018 às 17h05.