Vereador faz Operação volta às Aulas

Uma pesquisa batizada de Operação Volta às Aulas, realizada pelo gabinete do vereador André Régis (PSDB), fiscalizou 29 escolas, responsáveis por mais de 8 mil alunos da rede municipal, no reinício do ano letivo. De acordo com o parlamentar do total de escolas pesquisadas, 62% receberam fardamento incompleto e 16% não receberam- não inclui sapatos e mochila. Já os kits com livros foram entregues em caixas e sacos. “Os tablets prometidos foram enviados, no entanto, 25% das escolas estavam em reforma e 4% não tinham condições de iniciarem as aulas”. Ele apresentou os dados na tarde desta quarta-feira, 05, na Câmara do Recife.

André informou ainda que na pesquisa constatou que alunos especiais, com laudos de especiais, não tinham qualquer acompanhamento. Da mesma forma constatou que 37% das escolas não tinham extintores de incêndio e em 42%, a validade estava vencida. “Casa Amarela, uma escola tem anexo funcionando em uma encosta, e as escolas não contam com parquinhos para crianças pequenas. Por isso, fiz projeto de lei instituindo a Lei de Responsabilidade Escolar para criar um novo padrão de escola pública”.

Priscila Krause (DEM) considerou os dados revelados pela pesquisa estarrecedores e que comprovam a diferença entre discurso e prática. Ela disse que a oposição não deseja que essa diferença exista. Pelo contrário. Mas ela argumenta que para um agestão que se diz moderna e que coloca o planejamento à frente das ações, o discurso está turvado e em descompasso com a prática. “Só espero que a bancada do governo não desqualifique o discurso da oposição afirmando que se trata de um factóide”.  Já Felipe Franscismar (PSB) pediu ao vereador André Régis que enviasse o detalhamento da pesquisa para se inteirar das informações e enviá-las ao prefeito. Ele lembrou que essa gestão está recuperando 100 escolas e mais sete estão em construção. “A PCR está trabalhando, mas é preciso verificar as denúncias. Governo está atento à educação. Queremos ir aos locais e verificar os problemas para levá-los ao prefeito”.

Aline Mariano (PSDB) ressaltou que André Régis vem fazendo pesquisa desde o ano passado e constatando problemas. Lembrou que o prefeito afirmava que no primeiro ano não havia tempo para resolver tudo, no entanto, ela afirmou que já se passou um ano. “Devemos solicitar a presença do secretário de Educação para explicar o que está acontecendo, até porque  a gestão informa que aplicou R$ 94 milhões na educação no ano passado, dinheiro suficiente para mudanças efetivas”. No entanto, Raul Jungmann (PPS) frisou que a seriedade dos dados apresentados revelam a situação em que se encontra a educação. “Vou me espelhar em seu trabalho e fazer um diagnóstico sobre a saúde no município”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo, ressaltou que a bancada do governo não desqualifica o trabalho da bancada de oposição, pelo contrário ouve atentamente as reclamações. Ele disse que educação é prioridade desse governo, que investiu ano passado R$ 94 milhões, mas lembrou que a educação vem sofrendo descaso no país há décadas. “Estamos implantando um novo padrão de escola pública, e os investimentos estão sendo feitos também na qualificação pedagógica”. E Luiz Eustáquio (PT) argumentou que não se pode falar apenas em infraestrutra e que é preciso investir também na qualidade da educação, que precisa ser avaliada.

 

 

Em 05/02/2014 às 17h04.