Vereador Inácio Neto homenageia Galo com selo dos Correios

A três dias do seu desfile oficial, o Galo da Madrugada - considerado pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior bloco carnavalesco do mundo – ganhou um selo da Empresa de Correios e Telégrafos, com sua imagem estampada. A confecção do selo personalizado partiu de uma encomenda do vereador Inácio Neto (PT) e a apresentação do material foi feita durante reunião solene ocorrida na manhã desta quarta-feira, 2 de março, no plenário da Câmara Municipal do Recife.

A edição dos selos terá 1.560 unidades. A cerimônia de obliteração – ato simbólico de carimbação, que valida oficialmente o selo – ocorreu durante a sessão solene, que foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), também presidente da Câmara. “Há três anos a Casa de José Mariano homenageou o Galo, com a presença de Enéas Freire, o seu fundador. Foi um momento importante para todos nós. Agora, este gesto se repete, pela iniciativa do vereador Inácio Neto, através dos Correios. É motivo de orgulho para todos”, disse Jurandir.

Em sua saudação, Inácio Neto disse é motivo de alegria prestar a homenagem ao Clube de Máscara Galo da Madrugada. Ele relembrou a história do bloco carnavalesco, que “surgiu de forma despretenciosa, comandado por Enéas Freire, para resgatar a tradição dos antigos carnavais”. Em seguida, disse que a agremiação se tornou um fenômeno, “que não para de crescer e a cada ano supera o anterior, com as multidões tomando as ruas e pontes do centro do Recife”.

O presidente do Galo, Rômulo Menezes, emocionou-se com a homenagem. Parou o discurso de agradecimentos várias vezes, com a voz embargada. “O Galo é uma instituição do povo. Assim como esta é a casa do povo, o galo também é do povo. É também a maior expressão cultural carnavalesca de Pernambuco, que congrega milhares de pessoas, numa adesão espontânea”, afirmou.

O diretor regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota, disse que “para nós, é motivo de honra e orgulho participar deste evento que homenageia o Galo. A fama deste bloco extrapola as fronteiras de Pernambuco e do Brasil. O Galo já é uma instituição mundial”. A diretoria regional da Empresa de Correios e Telégrafos compareceu em peso. Além do diretor dos Correios, fizeram parte da mesa da sessão solene Jurandir Liberal, que presidiu os trabalhos; Inácio Neto, autor do requerimento; Rômulo Menezes e o filho Guilherme Menezes; e Flávio Henrique Silva, da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife.

O Galo da Madrugada arrasta mais de um milhão de foliões pelas ruas do centro do Recife, capital de Pernambuco, no sábado de carnaval. O bloco foi criado por Enéas Freire, em 1978, quando desfilou pela primeira vez com 75 pessoas, que saíram da rua Padre Floriano, 43, e percorreram o bairro de São José, na área central da cidade. Nos primeiros anos, o desfile começava nas primeiras horas da manhã, abrindo oficialmente o carnaval do Recife. Hoje, a agremiação não consegue sair antes das 10h, embora a movimentação no local de concentração comece antes das 7h.

A movimentação dura o dia todo.O bloco Galo da Madrugada toca  principalmente frevo, a música genuinamente pernambucana. Mas também abre espaços para outros estilos musiciais. O bloco é composto por carros alegóricos, freviocas (carros com orquestras) e vários trios elétricos (sempre sai com cerca de 30). Este ano, pela primeira vez, desde que foi fundado, o Galo mudará o seu percurso. Antes, ele saía do Forte das Cinco Pontas e seguia pela Rua da Concórdia, terminando na Avenida Guararapes. Agora, seguirá pela Avenida Dantas Barreto, terminando na Praça da Independência.

 

Em 02.03.2011, às 12h20.